UNIFIPA DIVULGA OS APROVADOS DO VESTIBULAR MEDICINA 2021

Os 100 aprovados devem efetuar as matrículas entre os dias 18 e 19 de janeiro, no campus sede da instituição. Já está disponível o 1º Edital de Convocação de Matrículas para os 100 (cem) candidatos da lista geral de matrícula na 1ª série do Curso de Medicina do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA/FAMECA). Para obter a listagem, basta entrar no site unifipa.com.br e clicar no banner do Edital. O Vestibular de Medicina 2021 foi aplicado pela VUNESP nos dias 19 e 20 de dezembro do ano passado. Dos 100 nomes aprovados, cinco são da cidade de Catanduva.   2º LugarConsiderado por muitos o vestibular de perguntas complexas, principalmente na etapa dos conhecimentos específicos, o candidato Pedro Henrique Moreli Porceban (foto), da cidade de Catanduva, garantiu sua vaga classificando-se em segundo lugar dentre os 100 aprovados. “Não tive tempo de fazer algum cursinho preparatório, pois terminei o Ensino Médio e já me inscrevi em vários vestibulares, agora os resultados estão aparecendo. Sinto-me feliz por esta conquista”, disse Pedro. Sobre sua opção pelo curso ele explica: “Sempre ficava fascinado pela anatomia e em saber como nosso corpo é uma fantástica obra-prima, durante as aulas de biologia no colégio, acho que isso me levou a escolher a Medicina”.   51 anos de TradiçãoO curso de Medicina do Centro Universitário Padre Albino, com 51 anos de tradição e excelência, está entre as melhores escolas médicas do Brasil, preparando o aluno para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Com avaliações excelentes, como 4 no MEC (índice de 1 a 5) e certificada pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e Conselho Federal de Medicina (CFM), além da infraestrutura completa que a UNIFIPA oferece, o curso possui salas e laboratórios específicos para aprimoramento do ensino e dois hospitais escolas próprios (Emílio Carlos e Padre Albino).   MatrículasOs aprovados desta primeira chamada deverão efetuar suas matrículas pessoalmente ou por procuração (reconhecimento de Firma em cartório) nos dias 18 e 19 de janeiro, das 8h às 17h, no campus Sede da UNIFIPA, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP. Menor de 18 anos, a matrícula deverá ser feita pelos responsáveis legais, com a devida documentação que comprove a filiação. Informações, ligue 0800 772 5393. Link do Edital: http://unifipa.com.br/documentos/1_edital_matricula_med.pdf (Fotos Divulgação: Comunicação Fundação Padre Albino)
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 18/01/2021 por Alan Gazola

LIGAS DA MEDICINA UNIFIPA FAZEM DOAÇÕES PARA A CASA DE APOIO À CRIANÇA

Crianças da instituição ganharam brinquedos e ceia de Ano Novo através da campanha ‘Final de Ano Feliz’. As Ligas Acadêmicas de Ortopedia e Medicina Esportiva (LAOME), de Cirurgia, Urgência e Trauma (LCUT) e o Centro Acadêmico 'Emílio Ribas" (CAER) do curso de Medicina/FAMECA da UNIFIPA fizeram ação social com a finalidade de arrecadar apoio financeiro para realizar a ceia de ano novo das crianças assistidas pela Casa de Apoio à Criança de Catanduva no dia 30 de dezembro de 2020. Com o resultado da campanha, além da doação de brinquedos, a instituição realizou a ceia com alimentos adquiridos através da renda das doações. A campanha surgiu após a LAOME e LCUT terem recebido premiação em dinheiro pela pontuação nas metas anuais de Ligas. Ambas tiveram a iniciativa de doar a quantia recebida para a instituição. “Com isso, surgiu essa ideia de arrecadar mais valores e, para isso, convidamos o Centro Acadêmico para participar”, explicou Cibele Ferro, aluna do 3º ano. Cibele comenta que, ao todo, foram arrecadados R$ 2.780,00. “Com o valor compramos os brinquedos para as crianças e mais a ceia de ano novo, com alimentos, bebidas e sobremesa. Nossa gratidão a todos os alunos e egressos que nos ajudaram nessa campanha”. Após o evento, a instituição enviou carta de agradecimento em nome da presidente Thais Pereira. “Agradecemos as ligas LAOME, LCUT e CAER pela generosa doação de brinquedos e alimentos, o que garantiu que nossas crianças e/ou adolescentes vivenciassem a experiência de datas comemorativas mais próximas possíveis das realizadas em âmbito familiar”. (Fotos Divulgação)
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 18/01/2021 por Alan Gazola

BIOMEDICINA UNIFIPA FORMA NOVOS PROFISSIONAIS EM COLAÇÃO DE GRAU ONLINE

No último dia 12 de janeiro aconteceu a solenidade de colação de grau da 6ª Turma do curso de Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino. A cerimônia teve início às 19h e reuniu 32 formandos, com transmissões ao vivo pelas plataformas ZOOM (formandos e convidados) e Youtube (familiares e amigos). O púlpito cerimonial ficou nas dependências da UNIFIPA. A mesa foi composta pelo reitor Dr. Nelson Jimenes, coordenador do curso Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves, Dr. Marcelo Abissamra Issas (representante do CRBM 1ª Região), Dra. Nathália Maciel Maniezzo Stuchi (Patronesse), Dra. Ana Paula Girol (Paraninfa) e professores homenageados, Dra. Nilce Barril, Dra, Larissa Favaro Marchi, Dra. Adriana Balbina e Dr. Manzélio Cavazzana Júnior, todos de forma online. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a formanda Maria Eduarda Zotarelli fez o Juramento do Biomédico. Em seguida, após a abertura oficial do reitor, foi feita a chamada nominal dos graduandos para receberam o grau de Bacharéis em Biomedicina. A oradora da turma foi a formanda Mariana Medeiros. A paraninfa Profa. Dra. Ana Paula Girol parabenizou os formandos e o reitor Dr. Nelson Jimenes disse que eles “merecem meu respeito por terem vivido este ano que passou da forma mais bela possível, se preparando para serem profissionais que irão contribuir para que vidas sejam salvas”. (Fotos Divulgação)
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 18/01/2021 por Alan Gazola

INSCRIÇÕES PARA O PROUNI 2021 TERMINAM NESTA SEXTA-FEIRA (15)

   As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021 se encerram às 23h59 desta sexta (15). Notas do Enem 2019 serão aceitas.   O Prouni seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares, entre elas está o Centro Universitário Padre Albino - UNIFIPA, com ofertas para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Eng. Agronômica, Enfermagem, Educação Física, Medicina e Pedagogia. O critério de seleção é o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o adiamento do Enem 2020 por causa da pandemia, a nota desta edição só será divulgada no fim de março. Por isso, a seleção do novo ProUni deste primeiro semestre adotará as notas do Enem 2019, com pelo menos 450 pontos. Também não é permitido tirar zero na redação nem ter um diploma de curso superior.   Os resultados serão divulgados em 19 de janeiro (primeira chamada) e 1º de fevereiro (segunda chamada).   Para se inscrever, é preciso acessar o site oficial do programa: http://prouniportal.mec.gov.br/. É possível escolher até duas opções de instituição, curso e turno. Todos os dias, ao longo do período de inscrição, o sistema atualiza as notas de corte. O candidato poderá alterar as opções de acordo com as chances de ser aprovado.   O candidato deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou frequentado a rede particular na condição de bolsista integral. Além disso, é preciso provar uma renda mensal bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa (para bolsas de 100%) ou de três salários mínimos por pessoa (bolsas de 50%). Estudantes com deficiência e professores da educação básica do ensino público também estão aptos a participar.   ProUni 2021:EDITAL• Inscrição: 12 a 15 de janeiro de 2021• Resultado da 1ª chamada: 19 de janeiro de 2021• Comprovação de informações dos pré-selecionados: 19 a 27 de janeiro de 2021• Resultado da 2ª chamada: 1º de fevereiro de 2021• Comprovação de informações dos pré-selecionados: 1º a 9 de fevereiro de 2021• Inscrição na lista de espera: 18 e 19 de fevereiro de 2021• Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro de 2021• Comprovação da documentação por parte dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera: 22 a 25 de fevereiro de 2021.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 15/01/2021 por Alan Gazola

VESTIBULAR MEDICINA UNIFIPA/FAMECA 2021 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Já está disponível o 1º Edital de Convocação de Matrículas para os 100 (cem) primeiros candidatos da lista geral de matrícula na 1ª série do Curso de Medicina. Para obter a listagem, basta entrar no site unifipa.com.br e clicar no banner do Edital. Lembrem-se, os aprovados desta primeira chamada deverão efetuar suas matrículas nos dias 18 e 19 de janeiro, das 8h às 17h, no campus Sede da UNIFIPA, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP. Informações, ligue 0800 772 5393. Link do Edital: http://unifipa.com.br/documentos/1_edital_matricula_med.pdf
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 14/01/2021 por Alan Gazola

LIGAS DO CURSO DE MEDICINA/FAMECA UNIFIPA FAZEM CAMPANHA DE FINAL DE ANO PRÓ CASA DE APOIO À CRIANÇA

Campanha, em parceria com o Centro Acadêmico ‘Emílio Ribas’, pretende oferecer uma ceia de ano novo e brinquedos.  As Ligas Acadêmicas de Ortopedia e Medicina Esportiva - LAOME e de Cirurgia, Urgência e Trauma - LCUT e o Centro Acadêmico 'Emílio Ribas" – CAER, do curso de Medicina/FAMECA da UNIFIPA, estão arrecadando apoio financeiro para realizar a ceia de ano novo das crianças da Casa de Apoio à Criança de Catanduva, além de doação de brinquedos.  “Qualquer pessoa pode ajudar. Basta entrar em contato através das nossas contas do Instagram @laomefameca, @lcutfameca ou @emilioribascaer”, avisa a aluna do segundo ano de Medicina, Cibele Ferro. “Caso a pessoa não tenha conta no Instagram e queira ajudar pode fazer contato pelo celular/whatsapp (17) 99741-1800”, explica.  A campanha surgiu após as ligas LAOME e LCUT terem recebido premiação em dinheiro pela pontuação nas metas anuais de ligas. Ambas tiveram a iniciativa de doar a quantia recebida para a instituição. “Com isso, surgiu a ideia de arrecadar mais e convidamos o Centro Acadêmico para participar”, explica Cibele.  As arrecadações vão até o dia 26 de dezembro e a as ligas agradecem a todos que estão contribuindo, tanto alunos do curso, quanto egressos.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 22/12/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA E VOCÊ CONTRA A DENGUE

O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, em parceria com a EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) de Catanduva, está com você no combate ao mosquito transmissor da dengue. Neste mês de dezembro fizemos ações de combate nos campi Sede e São Francisco, sanitizando ralos, calhas e recolhendo materiais que possam acumular água.  Orientando nossos colaboradores com os materiais disponibilizados pela EMCAa tivemos retorno positivo. E para dar o exemplo, nosso colaborador Carlos deu o seu recado em um vídeo que está rolando nas redes sociais da UNIFIPA (Facebook e Instagram). Afinal, é preciso conhecer bem nosso inimigo.  Chegou a hora de agir, mudar hábitos e combater o mosquito em nossas casas, na universidade e em toda a cidade. Solicite palestra dos profissionais do município e utilize o material didático oferecido. Faça um checklist semanal e verifique os focos onde o Aedes aegypti costuma se reproduzir. Só assim ficaremos livres da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.  (Fotos: Comunicação FPA)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 22/12/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA SEDIARÁ PROJETO DE PESQUISA SOBRE REGENERAÇÃO DA PELE E CÓRNEAS

Ação faz parte de projeto de pesquisa multicêntrico realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Foi aprovado pelo CNPq, fundação vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal, importante projeto de pesquisa multicêntrico envolvendo instituições de ensino superior do Brasil e do Canadá, do qual o Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) é uma das instituições colaboradoras, pois será sede da realização de toda a parte de experimentação animal da investigação, que é a aplicação de produto inovador para processos regenerativos de pele e córnea. A ação será coordenada pelas Profas. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, e Giovana Aparecida Gonçalves Vidotti, professora do Instituto da Saúde, que comandarão os Laboratórios Multidisciplinares de Pesquisa e Unidade Didática e de Pesquisa Experimental (UDPE). Pela importância da participação no projeto, a UNIFIPA receberá duas bolsas de estudos, sendo uma de mestrado e uma de doutorado, além de verba para aquisição de equipamentos e insumos destinados ao desenvolvimento do projeto. “Estamos muito felizes com a aprovação do projeto. Isto mostra o fortalecimento de parcerias que a instituição possui”, comemora a Profa. Giovana. Para a Profa. Ana Paula, “um projeto de tamanha grandeza como este permite o crescimento da pesquisa institucional”. O projeto chamado ‘Desenvolvimento de matrizes à base de humor vítreo extraído de peixe para a Engenharia de Tecidos oculares e da pele’ terá a duração de três anos, contando com docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Laval (Canadá) e Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Piemonte Orientale, em Novara (Itália). Junto da UNIFIPA, a R-Crio (Campinas/SP), laboratório de bioengenharia com células-tronco, e a EMBRAPA farão parte dos estudos. (Foto: Comunicação FPA)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/12/2020 por Alan Gazola

PESQUISAS EM FITOTERÁPICOS DA UNIFIPA SÃO DESTAQUE NO CONIC-SEMESP 2020

Projeto foi classificado entre os 10 melhores na categoria Ciências Biológicas e Saúde. No dia 10 de dezembro, o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA participou de mais uma edição do CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, com trabalhos em grupo de pesquisa em fitoterápicos, apresentados em modo online pelos alunos de iniciação científica, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação. Como resultado das apresentações, o projeto ‘Avaliação das propriedades cicatrizantes do extrato de Garcinia brasiliensis em modelo de lesão cutânea usando Gasdermina-D como marcador de morte celular necrótica’ ficou entre os 10 melhores na categoria Ciências Biológicas e Saúde. O projeto foi apresentado por Amarilys Zucoloto (graduação de Medicina), Natielly Tinti (graduação de Biomedicina), Roberto Guandalini (graduação de Medicina), Ariane Yoshikawa, Melina Iyomasa-Pilon e Jéssica Messias da Silva, técnicas da UNIFIPA, Prof. Me. Lucas Possebon e Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno. Realizado pelo Semesp desde 2001, o CONIC tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. “Anualmente, a UNIFIPA reforça e estimula a participação de alunos de iniciação científica no evento, para o qual disponibiliza apoio financeiro”, explica a Profa. Dra. Ana Paula. (Fotos Divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/12/2020 por Alan Gazola

PESQUISA COM FITOTERÁPICOS LEVA O NOME DA UNIFIPA PARA O EXTERIOR

Com parcerias internacionais no campo da pesquisa, a instituição participou da APCoRE 2020 através de conferência on-line. A linha de pesquisa com fitoterápicos, desenvolvida nos laboratórios multidisciplinares da UNIFIPA, permitiu, além da parceria com a Universidade de Aveiro, de Portugal, colaborações com instituições da Ásia, o que possibilitou a participação da Profa. Dra. Ana Paula Girol, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, no comitê científico do evento ‘APCoRE (Asian Pacific Consortium of Researchers and Educators) Virtual Conference’, realizado de 2 a 4 de dezembro, como membro do comitê e na condução de apresentações de trabalhos científicos como moderadora da sessão ‘Natural & Applied Sciences’. A conferência tem como objetivo promover, fortalecer e mensurar resultados de pesquisa de Instituições de Ensino Superior (IES) e outras organizações na região da Ásia e do Pacífico, em vários campos de disciplinas, contanto com o apoio de instituições do mundo inteiro. No evento também foram apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas na UNIFIPA, resultados parciais dos projetos de doutorado de Helena Ribeiro Souza e Lucas Possebon, sob orientação da Profa. Dra. Ana Paula, junto ao programa de pós-graduação em Biociências da Unesp (São José do Rio Preto), com a participação de alunos de graduação, técnicas e docentes do curso de Medicina da UNIFIPA. ApresentaçõesNo dia 2 de dezembro, o trabalho ‘Phytochemical, antioxidant and cytotoxic profile of Garcinia brasiliensis extract and its effects on cell adhesion’ (Perfil fitoquímico, antioxidante e citotóxico do extrato de Garcinia brasiliensis e seus efeitos na adesão celular) foi apresentado pela técnica do laboratório de imuno-histoquímica, Helena Ribeiro Souza, com as participações de Harissa Padovez Rays, Nicolas Joseph Della Matta, Isabela Teodoro Parra, Ariane Harumi Yoshikawa, Giovana Aparecida Gonçalves-Vidotti, Ana Paula Girol. Já no dia 3 de dezembro, a docente Profa. Sara de Souza Costa apresentou o trabalho ‘Ethanolic extract of Garcinia brasiliensis leaves: phytochemical and cytotoxic assays and effects of administration on endotoxin-induced peritonitis’ (Extrato etanólico de folhas de Garcinia brasiliensis: ensaios fitoquímicos e citotóxicos e efeitos da administração na peritonite induzida por endotoxinas), com as colaborações de Lucas Possebon, Jéssica Messias da Silva, Ariane Harume Yoshikawa, Sara de Souza Costa, Melina Mizusaki, Iyomasa Pilon, Helena Ribeiro Souza e Ana Paula Girol. UNIFIPA InternationalDando ênfase na participação do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA em pesquisas envolvendo compostos fitoterápicos, a Instituição foi aceita com publicação em revista de grande impacto internacional, a ‘Scientific Reports – Nature’, relacionado à colaboração da Profa. Dra. Ana Paula Girol em pesquisa realizada durante o pós-doutorado. O trabalho ‘Biological and physical approaches on the modulatory functions of potential piplartine (piperlongumine) and annexin A1 mimic peptide interactions’ (Abordagens biológicas e físicas sobre as funções modulatórias de potenciais piplartina (piperlongumina) e anexina A1 mimetizam interações de peptídeos) foi publicado na edição 2020 da revista. Para o desenvolvimento do trabalho participaram pesquisadores de diferentes instituições nacionais: FAMERP, UNESP de São José do Rio Preto, UNIFIPA, USP São Paulo, Federais de Alfenas, Ceará e Paraíba e Fiocruz/Bahia. “Esse tipo de reconhecimento reforça ainda mais as parcerias nacionais e divulga internacionalmente a participação da UNIFIPA em pesquisas científicas”, disse a Profa. Ana Paula. (Fotos Divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/12/2020 por Alan Gazola

RESIDÊNCIA EM RADIOLOGIA DA UNIFIPA MANTÉM NÍVEL EM AVALIAÇÃO

            A Comissão de Residência Médica (COREME) do curso de Medicina do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA recebeu correspondência do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) informando sobre a classificação dos Serviços de Ensino daquela especialidade.             De acordo com a Dra. Regina Lucia Elia Gomes, coordenadora da Comissão de Ensino, Aperfeiçoamento e Residência Médica, foi realizada consolidação do desempenho médio global dos médicos matriculados em programas de Residência Médica ou Aperfeiçoamento em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que mantêm cadastro atualizado junto àquele Colégio, refletindo a média do desempenho de todos que se submeteram às provas anuais de avaliação do último triênio (2017, 2018 e 2019).             Diante disso, o CBR informou que o Serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da UNIFIPA se encontra na 50ª posição em relação aos 165 serviços avaliados, estando na classificação (B), segundo a divisão por quartis em quatro grupos iguais adotada na mostra, em ordem decrescente de A a D. E acrescenta: “Isso representa que o serviço manteve o nível em relação à publicação de 2019, quando estava na 65ª posição com classificação (B)”.             A diretora de Educação da Fundação Padre Albino, Cristiane Procópio de Oliveira, comemorou o ganho de 15 posições na avaliação, “o que demonstra melhoria contínua no programa de Residência Medica”, ressaltou.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 16/12/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA DIVULGA LISTA DE APROVADOS NO VESTIBULAR UNIFICADO 2021

Candidatos deverão fazer a matrícula presencialmente até o dia 23 de dezembro.  O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) publicou na manhã desta segunda-feira, 14, por meio do endereço eletrônico unifipa.com.br/vestibular as listas dos candidatos aprovados do Processo Seletivo Unificado 2021. Ao todo são ofertadas 1.010 vagas divididas em oito cursos de graduação. Para os aprovados fica destinado o período de 14 a 23 de dezembro de 2020 para a realização das matrículas, no horário das 8h às 21h, nas respectivas secretarias do curso escolhido, pessoalmente ou por procuração, efetuando o pagamento da matrícula, conforme estipula o edital de convocação, fornecendo os documentos exigidos.  Remanejamento – O candidato aprovado poderá requerer remanejamento de sua matrícula para outro curso do Unificado, desde que haja disponibilidade vagas.  Este ano a instituição optou por realizar processo seletivo especial, devido à impossibilidade de promover provas 100% presenciais durante a pandemia de Covid-19. Para participar da seleção o candidato escolheu os seguintes critérios de ingresso:- Processo Seletivo Agendado, realizado nos campi Sede e São Francisco, com todas as recomendações de sanitização da OMS;- Processo Seletivo Remoto para realização da prova online, no local de referência- Entrada pela nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2015;- E para os candidatos que já possuem algum diploma de graduação superior.  A UNIFIPA dispõe de canal de atendimento direto ao candidato pelo número 0800 772 5393 ou whatsapp (17)99789-9449. Consulte o edital detalhado no site unifipa.com.br/vestibular.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 14/12/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA PRORROGA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2021

  Inscrições abrem nesta terça-feira (15) por prazo indeterminado. Provas terão quatro formas de ingresso.   O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA prorrogou o edital do Vestibular Unificado para estudantes interessados em ingressar num dos oito cursos oferecidos em 2021, com possibilidade de optar entre quatro formas de ingresso: Processo Seletivo Agendado, realizado nos campi Sede e São Francisco, com todas as recomendações de sanitização da OMS; Processo Seletivo Remoto, em que o candidato receberá por e-mail o link para realização da prova online, no local de sua preferência; entrada pela nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2015, e para os candidatos que já possuem diploma de graduação anterior. O Edital do Continuado já está disponível no site unifipa.com.br/vestibular e as inscrições têm início nesta terça-feira, devendo ser realizadas no mesmo endereço com escolha da data de realização da prova.   Quanto à divulgação do resultado, já no dia posterior à realização da prova, o candidato deve acessar o site do vestibular ou e-mail de cadastro. As matrículas acontecem logo após a divulgação do resultado, presencialmente, na secretaria acadêmica do curso pretendido, com apresentação dos documentos exigidos no edital.    Nesta edição o Vestibular Unificado da UNIFIPA oferece vagas para os oito cursos na modalidade presencial, todos em período noturno, sendo Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. Para os processos seletivos agendado presencial e remoto a taxa de inscrição é de R$ 20 e os candidatos serão submetidos a prova online, contendo redação em língua portuguesa, 10 questões de Português, 5 de História, 5 de Geografia, 5 de Biologia, 5 de Matemática, 5 de Química e 5 de Física.    Dos requisitos para inscrição a instituição requer que o candidato tenha concluído (ou estar em vias de concluir até a data do início das aulas) o Ensino Médio ou equivalente. A UNIFIPA participa do Programa Universidade para todos e dispõe de canal de atendimento direto ao candidato pelo número 0800 772 5393 ou whatsapp (17)99789-9449. Consulte o edital detalhado no site unifipa.com.br/vestibular.    (Foto Comunicação FPA)  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 14/12/2020 por Alan Gazola

CURSO DE MEDICINA FAMECA/UNIFIPA FORMA 65 MÉDICOS EM CERIMÔNIA ONLINE

Marco histórico, primeira colação de grau virtual foi realizada com a 46ª Turma de Medicina. Os formandos da 46ª Turma de Medicina do Centro Universitário Padre Albino realizaram sua colação de grau na última sexta-feira (4) de forma diferente. Este ano, reflexo do atual momento, 65 novos médicos receberam sua outorga por videoconferência, com transmissão realizada das dependências da UNIFIPA, através da plataforma ZOOM. Dando início à solenidade, às 16h, a mestre de cerimônia e secretária geral Josiane Zambon abriu a sessão convidando para a mesa o Magnífico reitor Dr. Nelson Jimenes, a diretora de Educação, Cristiane Oliveira, e o Prof. Dr. Jorge Luís Valiatti, coordenador do curso de Medicina.  “Não foi do modo como queríamos e estamos acostumados a realizar esta cerimônia mas, com certeza, esse momento ficará registrado para sempre na memória de cada um dos formandos e de todos que participaram desse fato histórico em nossa Instituição”, disse, emocionado, Dr. Nelson Jimenes, abrindo a sessão de colação de grau.De forma simbólica, o coordenador do curso de Medicina, Dr. Jorge Valiatti, fez a entrega do anel de grau Médico ao primeiro aluno da turma, Alemer Cortat de Queiroz, anunciando, em seguida, cada um dos demais para receberam a prerrogativa. Como surpresa, o aluno Nicolas Della Matta, presidente do Centro Acadêmico Emílio Ribas e representando os acadêmicos do curso, fez menção de gratidão e homenagem aos formandos.Após a sessão, os formandos fizeram, à distância, a foto oficial de colação de grau, que comprovou a conclusão do curso. Pandemia - Mais de uma centena de alunos do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA realizarão sua colação de grau este ano via internet. A transmissão ocorrerá de forma remota, por meio da plataforma de vídeo ZOOM, com cada um dos formandos de suas casas. O rito foi adequado para atender às normas de distanciamento e aglomeração recomendadas pela OMS, em virtude da pandemia da COVID-19, mas buscou seguir as formalidades previstas na outorga de grau. Calendário de formaturasA colação de grau dos cursos ocorrerá nos meses de dezembro/2020 e janeiro/2021. As datas poderão sofrer alterações. São elas:Dia 11/12, às 19h30 – EnfermagemDia 15/12, às 17h30 – Educação Física - Licenciatura e BachareladoDia 16/12, às 20h – PedagogiaDia 11/01/2021, às 19h30 – DireitoDia 12/01/2021, às 19h – BiomedicinaDia 13/01/2021, às 19h30 – Administração (Fotos Comunicação FPA)
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 07/12/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA DIVULGA EDITAL DAS REMATRÍCULAS PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021

As rematrículas serão realizadas on-line e englobam os nove cursos de graduação da instituição.  A UNIFIPA, procurando facilitar a rotina de seus alunos, informa que as rematrículas para o 1º semestre de 2021 poderão ser feitas em modo on-line. O período será de 4 a 22 de janeiro de 2021, conforme consta no Edital já publicado no site da instituição unifipa.com.br.  As rematrículas são para os acadêmicos dos cursos de graduação em Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Educação Física Bacharelado e Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina e Pedagogia, devendo ser realizadas através do portal do aluno unifipa.com.br/rematriculas. Acessando o sistema, deverá realizar o devido aceite, onde será confirmado automaticamente o seu Contrato de Prestação de Serviços Educacionais da UNIFIPA e, na sequência, emitir o boleto para pagamento da primeira mensalidade de 2021 (janeiro/2021).  Importante salientar que, segundo o edital, somente estará disponível a rematrícula ao aluno que estiver devidamente adimplente com suas obrigações financeiras, sendo que o aluno que possuir débitos financeiros deverá entrar em contato e regularizar sua situação.  O Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA está disponível para qualquer dúvida através dos fones (17) 3311-3328 (Atendimento e/ou Setor Jurídico), (17) 3311-3223 ou 3311-3373 (Secretaria Acadêmica) e na Central de Relacionamento ao Aluno (CRA), através dos telefones (17) 3311-3938 ou 0800 772 5393. Consulte o edital na página unifipa.com.br.  (Foto: Comunicação & Marketing FPA)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 04/12/2020 por Alan Gazola

LIGA DA FAMECA UNIFIPA LANÇA LIVRO DIGITAL SOBRE ORTOPEDIA E RADIOLOGIA

A Liga Acadêmica de Ortopedia e Medicina Esportiva/LAOME do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA, em parceria com a Dra. Carol Saito, egressa da 42ª turma e Residente do 2º ano de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, lançou o livro digital “Saicto.X e LAOME: um Guia Radiológico e Ortopédico para você”. O material foi lançado no último dia 26 de novembro, em live especial através dos canais no Instagram @saicto.x e @laomefameca  O conteúdo é bem ilustrado e didático, voltado para estudantes de Medicina, da área da saúde e apreciadores do assunto. “Todos que quiserem adquirir o livro bastam acessar o nosso perfil no Instagram @laomefameca ou @saicto.x, perfil de casos radiológicos da Dra. Carol Saito, procurar a foto “LANÇAMENTO OFICIAL” e seguir as regras para receber o livro em seu e-mail”, informa Cibele A. Ferro, membro da Liga. “Caso o interessado não tenha Instagram e queira adquirir o livro deve enviar e-mail para laome.fameca20@gmail.com”, acrescenta. Os autores principais do livro são Carol Saito, os alunos e membros da LAOME Cibele A. Ferro, Leonardo Dal Pai e Juliana Spir, além do docente de Ortopedia e Traumatologia do curso de Medicina, Prof. Dr. Fábio Devito. Como coautores, os diretores da Liga Acadêmica João Henrique Sanson, Pedro Augusto Tosi e Renan Maltempi, além dos estudantes do 3º ano Maria Clara Cabeça, Otávio Henrique Domingues e Ricardo Dourado, com auxílio dos estudantes do 2º ano.  “Tivemos incríveis revisores que nos ajudaram nesse processo, como Renato Santana (médico Residente do 2º ano de Ortopedia e Traumatologia), Daniel Massari (médico ortopedista e egresso da 41ª turma), Pedro Hamra (médico ortopedista e egresso da 40ª turma), Guilherme Ferraz (médico Residente de Radiologia e Diagnóstico por Imagem) e Bruno Tibiriçá (egresso da 43ª turma e Residente do 2º ano de Ortopedia no HB/SJRP)”, cita Daniela.    (Fotos Divulgação)
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 03/12/2020 por Alan Gazola

FORMANDOS 2020 DA UNIFIPA TERÃO COLAÇÃO DE GRAU ONLINE

Primeira cerimônia virtual será transmitida via ZOOM com a 46ª Turma de Medicina.  Mais de uma centena de alunos do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA realizarão sua colação de grau este ano via internet. A transmissão ocorrerá de forma remota, por meio da plataforma de videochamada ZOOM, com cada um dos formandos de suas casas. O rito foi adequado para atender às normas de distanciamento e aglomeração recomendadas pela OMS, em virtude da pandemia da COVID-19, mas buscou seguir as formalidades previstas na outorga de grau.  A secretária geral da UNIFIPA, Josiane Zambon, será uma das cerimonialistas durante a transmissão. "É muito difícil levar, da mesma forma, evento que ocorria presencialmente para o online. As adaptações são necessárias e é preciso relativizar, entender que as coisas mudam", observa ela. Para a pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Maria Cláudia Parro, além de representar momento histórico, a solenidade faz parte do plano de contingência traçado pela instituição nos últimos meses. "A solenidade virtual é mais um desafio neste momento de pandemia que estamos vivendo. Acreditamos que, mesmo online, será momento muito importante na vida desses estudantes e futuros profissionais médicos, enfermeiros, educadores, biomédicos, engenheiros agronômicos, advogados, administradores, profissionais da educação física e farmacêuticos, que irão para o mercado de trabalho", ressaltou.  Calendário de formaturas A colação de grau dos cursos ocorrerá nos meses de dezembro/2020 e janeiro/2021. As datas poderão sofrer alterações. São elas: Dia 04/12, às 16h – Medicina Dia 11/12, às 19h30 – Enfermagem Dia 15/12, às 19h – Educação Física - Licenciatura e Bacharelado Dia 16/12, às 20h – Pedagogia Dia 11/01/2021, às 19h30 – Direito Dia 13/01/2021, às 19h30 - Administração  (Foto Divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 02/12/2020 por Alan Gazola

TERMINA A VESTUNIFIPA 2020

             O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA encerrou no último dia 25 a VESTUNIFIPA 2020 - feira digital de profissões com os cursos de Administração, Direito e Engenharia Agronômica, apresentação do jornalista Cristiano Geraldi e transmissão pelo canal do Youtube Unifipa Catanduva. Nas lives os coordenadores falaram sobre os cursos, a estrutura oferecida, as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e os projetos de extensão e pesquisa oferecidos, com participação de egresso ou aluno.             O Prof. Me. Antônio Ágide Mota Júnior, coordenador do curso de Administração, teve a companhia de Daniel Oliveira, ex-aluno e administrador proprietário de empresa de consultoria. Coordenador do curso de Direito, o Prof. Dr. Luís Antônio Rossi levou os convidados Dra. Leila Renata Ramires Masteguin e Dr. Jesus Nagib Beschizza Feres, ex-alunos e atuantes nas áreas Trabalhista e Previdenciária. O curso de Engenharia Agronômica foi representado pelo coordenador Prof. Dr. João Paulo Ferreira e por Leandro Henrique Teixeira Moreira, aluno do 3º ano, que trabalha em multinacional agrícola, na área de projeto de topografia e sensoriamento remoto.             A UNIFIPA está com inscrições abertas para seu Vestibular Unificado 2021 até o dia 02 de dezembro próximo para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. Mais informações e formas de ingresso podem ser obtidas no site www.unifipa.com.br  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 27/11/2020 por Mauro Assi

O SEGUNDO DIA DA VESTUNIFIPA

            O segundo dia da VESTUNIFIPA 2020 - feira digital de profissões do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA trouxe os cursos de Educação Física, Farmácia e Pedagogia.             Com apresentação do jornalista Cristiano Geraldi, a primeira live foi do curso de Educação Física.  O coordenador Prof. Me. Igor Augusto Braz falou sobre a estrutura oferecida em equipamentos, laboratórios e oportunidades de estágios. O convidado, o egresso e pós-graduado na UNIFIPA Welker Júnio Oliveira Silva Bitazzi, CEO da Equipe +Saúde, lembrou da importância da instituição oferecer projetos de extensão e pós-graduação, este último como forma continuada da carreira.             Em seguida, a coordenadora Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno informou que o curso de Farmácia, além de laboratórios para as aulas práticas, oferece estágio aos alunos desde o primeiro ano e que o farmacêutico tem mais de 100 áreas de atuação. Natália de Cássia Gonzales de Almeida Casanova, aluna do 2º ano, já trabalhando em farmácia de manipulação, frisou o quanto foi importante, não somente a estrutura que o curso oferece, mas também a oportunidade de estágios que garantiram a sua empregabilidade. Contou que o marido também optou por fazer o curso de Farmácia e está no 1º ano.             A última live do dia foi do curso de Pedagogia. A coordenadora Profa. Dra. Silene Fontana, além da estrutura oferecida e da qualidade do curso, comprovada pelas avaliações por que passou, citou as bolsas de estudo da CAPES – PIBID e Residência Pedagógica e os projetos de extensão. Júlia Alamino Ribeiro, ex-aluna e auxiliar administrativo do Colégio Objetivo, ressaltou a importância que os estágios remunerados tiveram em seu currículo.             As lives do último dia serão dos cursos de Administração, Direito e Engenharia Agronômica. A transmissão é feita pelo canal do Youtube Unifipa Catanduva https://www.youtube.com/unifipacatanduva             A UNIFIPA está com inscrições abertas para seu Vestibular Unificado 2021 até o dia 02 de dezembro próximo para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. Mais informações podem ser obtidas no site www.unifipa.com.br        
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 25/11/2020 por Mauro Assi

O PADRE ALBINO SAÚDE É PARTE DA FUNDAÇÃO!

O PADRE ALBINO SAÚDE é parte da FUNDAÇÃO! O Padre Albino Saúde oferece planos privados de assistência à saúde nas modalidades individuais, coletivas e empresariais. O plano se destaca pela sua infraestrutura por meio de seus consultórios próprios com diversas especialidades, Centro de Atenção Primária, Medicina Preventiva, Serviço de Assistência Domiciliar e atendimento de urgência e emergência em todo o Brasil pelo Sistema Abramge.    Os beneficiários do PAS contam com o conforto de seus consultórios próprios com diversas especialidades em ambiente único; Médico de Família preparado para acompanhar todo o histórico de saúde do paciente; equipe multiprofissional que promove a qualidade de vida por meio da Medicina Preventiva, com academia livre, grupos de emagrecimento saudável e gerenciamento de crônicos; laboratórios e serviços e ampla rede de credenciados. 
Fundação Padre Albino
Publicado em 19/11/2020 por Marcella Milani

DOCENTE DE MEDICINA/UNIFIPA COORDENA ENCONTRO DE ENDOCRINOLOGISTAS DO INTERIOR PAULISTA

Catanduva sediará a 38ª edição do Endocaipira – Encontro de Endocrinologistas do Interior de SP, que acontecerá no dia 21 de novembro de modo totalmente online.  A cada seis meses, os endocrinologistas do interior de São Paulo promovem o Endocaipira, realizado em conjunto com a Regional da SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional de São Paulo). Neste mês, Catanduva será a sede da 38ª edição e a Profa Dra. Eliana Gabas Stuchi Perez está responsável pela organização do evento, que acontece no próximo dia 21 de novembro (sábado), pela plataforma online ZOOM, devido ao atual momento de pandemia. Ela é docente do curso de Medicina da UNIFIPA e responsável pela Liga de Endocrinologia e Diabetologia (LED).  Voltado para médicos endocrinologistas e residentes de clínica médica estão programadas palestras com especialistas convidados de renome na endocrinologia sobre evidências e controvérsias no tratamento da osteoporose, a partir das 8h45, além de outros temas importantes, como diabetes, hipogonadismo e uso sem acompanhamento de anabolizantes.  “A ideia é estimular e promover a discussão desses casos com os participantes, buscando a interação deles com os especialistas convidados”, explica Dra. Eliana, que conta, ainda, com a colaboração na organização dos médicos Dra. Fernanda Valentim Assis, Dra. Roberta H. Peres Esteves, Dra. Marina Canozzo Lahr Baldini, Dr. Marcos Antônio Lopes, Dr. Victor Gustavo Vidal e Dr. Marino Cattalini.  As inscrições devem ser feitas através do telefone da sede da SBEM-SP (11) 3822-4677, WhatsApp (11)94284-9425 ou no e-mail contato@sbemsp.com.br. Para Sócios da SBEM e Residentes as inscrições são gratuitas.  ENDOCAIPIRA – O evento foi criado para que os Endocrinologistas do interior do Estado pudessem se encontrar, se atualizar e compartilhar conhecimentos, de forma independente e sem interferência de patrocínios da indústria farmacêutica. Ele acontece duas vezes ao ano onde, a cada final de edição, é eleita a próxima cidade sede. A última edição foi realizada na cidade de Olímpia, em março desde ano, antes da pandemia.  (Foto Divulgação)
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 19/11/2020 por Alan Gazola

O CENTRO CULTURAL E HISTÓRICO PADRE ALBINO É DA FUNDAÇÃO!

O CENTRO CULTURAL E HISTÓRICO PADRE ALBINO é da FUNDAÇÃO! Antigo Museu Padre Albino, mantém viva a memória de Monsenhor Albino através de peças, objetos, documentos, fotos, pinturas e depoimentos que contam histórias, passagens e benfeitorias do patrono da Fundação, além de hemeroteca especializada sobre a história de Catanduva, sendo fonte de consultas e pesquisas para estudantes e interessados.  O CCHPA, antigo Museu Padre Albino, inaugurado em 1999, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 17h, com entrada franca e visitas monitoradas. Grupos com mais de 10 pessoas devem agendar visita pelo telefone 3522-4321. 
Fundação Padre Albino
Publicado em 18/11/2020 por Marcella Milani

A UNIFIPA É DA FUNDAÇÃO!

A UNIFIPA é da FUNDAÇÃO! A UNIFIPA oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da Saúde, Humanas e Exatas com qualidade comprovada pelo MEC, infraestrutura completa e professores mestres e doutores.   Com 50 anos de tradição, a UNIFIPA teve seu ponto de partida em 1969 com a instalação da Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e atualmente oferece graduação em Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina e Pedagogia. 
Fundação Padre Albino
Publicado em 17/11/2020 por Marcella Milani

O COLÉGIO CATANDUVA É DA FUNDAÇÃO!

O COLÉGIO CATANDUVA é da FUNDAÇÃO!   O Colégio Catanduva atua no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Técnico, promovendo a formação completa por meio de vastos recursos pedagógicos e tecnológicos, amplas instalações e profissionais capacitados, proporcionando aprendizado de excelência aos seus alunos.  Iniciando a educação desde o Ensino Infantil, o Colégio Catanduva acompanha seus alunos até o Ensino Médio e curso técnico, preparando-os para o Ensino Superior, a vida profissional e o mercado de trabalho. 
Fundação Padre Albino
Publicado em 16/11/2020 por Marcella Milani

COMUNICADO DE SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS

  COMUNICADO SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS  O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) comunica que a partir do dia 16/11/2020 as aulas presenciais estão suspensas em todos os cursos oferecidos, pelo período inicial de 10 (dez) dias.Informa, ainda, que o Comitê de Monitoramento  COVID-UNIFIPA estará em regime de reunião permanente para responder, o mais prontamente possível, qualquer mudança no cenário.  Nossa Central de Monitoramento, através do telefone (17)3311-3347, está à disposição para quaisquer outras dúvidas.   Agradecemos a compreensão.    Catanduva, 16 de novembro de 2020.        CRISTIANE PROCÓPIO DE OLIVEIRADiretora de EducaçãoFundação Padre Albino    PROFA. DRA. MARIA CLÁUDIA PARROPró-Reitora Acadêmica e de GraduaçãoCentro Universitário Padre Albino  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 16/11/2020 por Alan Gazola

O RECANTO MONSENHOR ALBINO É DA FUNDAÇÃO!

O RECANTO MONSENHOR ALBINO é da FUNDAÇÃO! O Recanto Monsenhor Albino é sucessor do Lar dos Velhos, instituição criada por Padre Albino em 1929 para garantir qualidade de vida e conforto aos idosos. Atualmente assiste a 36 idosos, oferecendo estrutura completa e assistência médica.  Atendendo idosos de ambos os sexos, o Recanto Monsenhor Albino visa acolher as necessidades de moradia, alimentação, saúde e convivência social e familiar.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 13/11/2020 por Marcella Milani

I SIMPÓSIO DE ORTOPEDIA COM EGRESSOS DA MEDICINA REGISTRA GRANDE PARTICIPAÇÃO

O simpósio foi organizado pela Liga Acadêmica de Ortopedia – LAOME do curso de Medicina UNIFIPA/FAMECA. A primeira edição do Simpósio de Ortopedia da LAOME, ocorrido no dia 11 de novembro, aconteceu de forma online e reuniu muitos acadêmicos interessados. Voltado para estudantes e médicos, a Liga Acadêmica de Ortopedia 2020 do curso de Medicina UNIFIPA/FAMECA organizou e convidou os próprios egressos especializados, pertencentes à 40ª, 42ª e 43ª turmas, como palestrantes, que abordaram temas relevantes da área de Ortopedia, partilhando suas experiências e contando um pouco sobre a trajetória no pós-formatura.  Dr. Pedro Hamra, da Turma XL, falou sobre “Fratura do colo femoral”. Ele é Residente de Ortopedia e Traumatologia, subespecialidade de Trauma Ortopédico e Quadril, pela Santa Casa de São Paulo; preceptor assistente do Grupo de Trauma da Residência de Ortopedia de Mogi das Cruzes, médico do tráfego, credenciado à ABRAMET, e médico da SBOT. O tema “Fraturas: aspectos radiológicos” ficou por conta da R2 de Radiologia e Diagnóstico por Imagem na UNIFIPA/FAMECA, Dra. Carol Saito (Turma XLII). Por fim, Dr. Bruno Tibiriçá (Turma XLIII), R2 de Ortopedia e Traumatologia no Hospital de Base, Famerp/Rio Preto, falou sobre “Emergências Ortopédicas para o médico generalista”.  O evento foi transmitido pelo ZOOM e, ao final, a Liga ofereceu certificação de participação de 3h aos participantes.  “Queremos agradecer a grande repercussão que tivemos e a todos que puderam participar desta primeira edição. Também parabenizar os nossos amigos médicos e precursores, que tanto têm a nos ensinar”, disse Leonardo Dal Pai Silva, vice-presidente 2020 da LAOME e discente do curso de Medicina.  (Fotos Divulgação) 
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 13/11/2020 por Alan Gazola

O AME CATANDUVA É ADMINISTRADO PELA FUNDAÇÃO!

O AME CATANDUVA é administrado pela FUNDAÇÃO! A gestão do AME Catanduva é realizada pela Fundação Padre Albino com o objetivo de ampliar e proporcionar melhor atendimento à população encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde para tratamentos especializados. Desde 2012 o AME oferece consultas com médicos especialistas, exames, cirurgias oftalmológicas e procedimentos cirúrgicos para Catanduva e 18 municípios da região.   Referência em cirurgias oftalmológicas e em cuidados de microcefalia para ZIKA positiva, o AME Catanduva recebeu 99,4% de aprovação em pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, ficando entre os principais do Estado em bom atendimento e resolutividade.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 12/11/2020 por Marcella Milani

O HOSPITAL DE CÂNCER DE CATANDUVA É DA FUNDAÇÃO!

O HOSPITAL DE CÂNCER DE CATANDUVA é da FUNDAÇÃO! O HCC proporciona tratamento completo para pacientes de Catanduva e 18 municípios da região, por meio de atendimento ambulatorial, exames, cirurgias, quimioterapia e radioterapia.   O HCC possui equipamentos modernos e profissionais especializados para garantir atendimento humanizado e de excelência. Com o primeiro ano do Serviço de Radioterapia, que fechou o ciclo de tratamento do câncer, o HCC realizou 5.845 sessões de radioterapia, 5.355 sessões de quimioterapia, 8.892 atendimentos ambulatoriais e 775 cirurgias.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 11/11/2020 por Marcella Milani

UNIFIPA DIVULGA EDITAL COM DATAS DO VESTIBULAR UNIFICADO 2021

  Inscrições serão abertas de 23 de novembro e vão até 02 de dezembro. Provas serão realizadas entre os dias 04 a 10 de dezembro de 2020, com quatro formas de ingresso.   O Centro Universitário Padre Albino divulga o edital com todas as datas importantes do Vestibular Unificado para estudantes interessados em ingressar num dos oito cursos oferecidos, em 2021. A novidade este ano será no sistema de ingresso, onde o candidato poderá optar entre: Processo Seletivo Agendado, realizado nos campi Sede e São Francisco, com todas as recomendações de sanitização da OMS; Processo Seletivo Remoto, em que o candidato receberá por e-mail o link para realização da prova online, no local de sua preferência; Entrada pela nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2015; e para os candidatos que já possuem diploma de graduação anterior.   O edital já está disponível no site unifipa.com.br/vestibular e as inscrições iniciam no dia 23 de novembro e vão até 02 de dezembro, devendo ser realizadas no mesmo endereço. Para as provas agendadas, o período de escolha vai de 04 a 10 de dezembro e os resultados de classificação e matrículas serão entre os dias 14 a 23 de dezembro.   Nesta edição o Vestibular Unificado da UNIFIPA oferece um total de 1.010 vagas. Ao todo, oito cursos na modalidade presencial, todos em período noturno, sendo Administração de Empresas (180 vagas), Biomedicina (100 vagas), Direito (100 vagas), Educação Física, Educação Física Bacharelado e Educação Física Licenciatura (200 vagas), Enfermagem (90 vagas), Engenharia Agronômica (120 vagas), Farmácia (120 vagas) e Pedagogia (100 vagas). Para os processos seletivos agendado presencial e remoto a taxa de inscrição é R$ 20, e os candidatos serão submetidos a uma prova online, contendo uma redação em língua portuguesa, 10 questões de Português, 5 de História, 5 de Geografia, 5 de Biologia, 5 de Matemática, 5 de Química e 5 de Física.   Dos requisitos para a inscrição a instituição requer com o candidato tenha concluído (ou estar em vias de concluir até a data do início das aulas) o ensino médio ou o equivalente. A IES participa do Programa Universidade para todos.    A UNIFIPA dispõe de um canal de atendimento direto ao candidato pelo número 0800 772 5393 ou whatsapp (17)99789-9449. Consulte o Edital detalhado no site unifipa.com.br/vestibular. (Foto Divulgação)  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 09/11/2020 por Alan Gazola

DOCENTES DA MEDICINA SÃO HOMENAGEADOS NO VII PRÊMIO GESABEL CLEMENTE MARQUES DE LA HABA

Evento aconteceu no último dia 6 de novembro, em modo online, organizado pela diretoria 2020/21 do Centro Acadêmico Emílio Ribas – CAER. Criado em 2009, o Prêmio Gesabel Clemente Marques de La Haba tem a finalidade de valorizar as iniciativas do corpo docente do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA, dirigidas às melhorias do ensino médico e ao papel na formação de profissionais preparados para as grandes e crescentes exigências na assistência à saúde. A cerimônia de entrega da sétima edição do prêmio ocorreu na Sala de Espelhos, no Campus Sede da UNIFIPA, no dia 06 de novembro, às 19h. Devido à pandemia da COVID-19, com rigorosos protocolos sanitários, os alunos e público interessado acompanharam a entrega ao vivo pelo Instagram do CAER (@emilioribascaer). Os alunos do primeiro ao sexto ano votaram por iniciativa própria para escolher os professores através de formulário online entre os dias 19 e 23 de outubro de 2020. A premiação foi organizada pela diretoria 2020/21 do Centro Acadêmico Emílio Ribas havendo premiações em três categorias: Ciclo Básico (professores do primeiro e do segundo ano), Ciclo Clínico (professores do terceiro e do quarto ano) e Internato (professores do quinto e do sexto ano). Além disso, houve, também, emocionante edição in memorian dedicada ao Prof. Dr. Manoel de Souza Neto, docente das disciplinas de Neurofisiologia e Neurologia na instituição há 36 anos, que faleceu no dia 11 de agosto deste ano, aos 63 anos, vítima da COVID-19. GANHADORESCategoria Ciclo Básico: Profa. Dra. Ana Paula Girol (docente das disciplinas de Histologia, Embriologia e Biologia Celular do curso de medicina da UNIFIPA/FAMECA; pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UNIFIPA);Categoria Ciclo Clínico: Prof. Dr. Murillo Antonio Couto (docente da disciplina de Cirurgia Vascular e Angiologia do curso de medicina da UNIFIPA/FAMECA; presidente docente da Liga de Cirurgia Vascular e Angiologia);Categoria Internato: Prof. Dr. Ricardo Santaella Rosa (docente das disciplinas de Medicina Preventiva e Saúde Pública e Infectologia do curso de medicina da UNIFIPA/FAMECA; presidente docente da Liga de Infectologia);In Memorian: Prof. Dr. Manoel de Souza Neto (prêmio entregue ao seu filho, Prof. Dr. Alexandre Haddad Souza). “A entrega do prêmio Gesabel é um ato simbólico muito importante para todos aqueles ligados à história do curso de Medicina. Trata-se de reconhecimento dos alunos aos docentes que fazem tanto pela instituição. Especialmente neste ano de pandemia e aulas remotas é de extrema importância parabenizar a todos os professores que se desdobraram e inovaram suas metodologias de ensino para garantir o aprendizado em cenário tão complexo”, explica o aluno do terceiro ano Nicolas Joseph Della Matta, presidente do CAER – Centro Acadêmico Emílio Ribas.Tomaram lugar de fala no evento a Profa. Dra. Maria Cláudia Parro (pró-reitora acadêmica e de graduação da UNIFIPA), Prof. Dr. Jorge Luís dos Santos Valiatti (coordenador do curso de Medicina) e o Prof. Dr. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga (coordenador da COMADE). O PRÊMIOA Profa. Dra. Gesabel Clemente Marques de La Haba foi brilhante aluna da Turma II da então Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA), que levou o nome da instituição em todos os congressos e jornadas de que participou. Mais tarde, atuou como docente de Clínica Médica da faculdade, formou o Ambulatório de Reumatologia do Hospital-Escola Emílio Carlos e foi exemplo para muitos estudantes que seguiram essa carreira. Infelizmente, faleceu em acidente automobilístico, junto com sua mãe, aos 53 anos. (Fotos: Comunicação FPA)
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 09/11/2020 por Alan Gazola

O HOSPITAL PADRE ALBINO É DA FUNDAÇÃO!

O HOSPITAL PADRE ALBINO é da FUNDAÇÃO! O Hospital Padre Albino atende pacientes de Catanduva e de outros 18 municípios da região, com mais de 13 mil internações e 66 mil atendimentos de Urgência e Emergência por ano.    Com 65% de seus atendimentos voltados ao SUS, o Hospital Padre Albino é referência nacional em tratamento de queimados, possui Centro de Hemodiálise; Maternidade; Unidade do Coração; Banco de Leite; UTI’s Pediátrica, Neonatal e Adulta; Centro Oftalmológico; Hemodinâmica; Medicina Nuclear; Litotripsia e Medicina Diagnóstica.
Fundação Padre Albino
Publicado em 09/11/2020 por Marcella Milani

CURSO DE MEDICINA UNIFIPA/FAMECA REALIZA I SIMPÓSIO DE ORTOPEDIA COM EGRESSOS

O simpósio, organizado pela Liga Acadêmica de Ortopedia – LAOME, oferecerá certificado de três horas aos participantes.   Voltado para estudantes de medicina e médicos interessados, a Liga Acadêmica de Ortopedia do curso de Medicina do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA convida para a primeira edição do Simpósio de Ortopedia, que acontecerá no próximo dia 11 (quarta-feira) às 19h, de forma online na plataforma ZOOM. E, para começar, nada melhor que trazer os próprios egressos especializados, pertencentes à 40ª, 42ª e 43ª turmas, como palestrantes. Abordando temas relevantes da área de Ortopedia, os ex-alunos poderão partilhar com os participantes suas experiências e contar um pouco sobre a trajetória no pós-formatura. As palestras terão as seguintes abordagens:“Fratura do colo femoral”, por Dr. Pedro Hamra (turma XL), Residência de Ortopedia e Traumatologia, subespecialidade de Trauma Ortopédico e Quadril pela Santa Casa de São Paulo; preceptor assistente do grupo de Trauma da Residência de Ortopedia de Mogi das Cruzes, médico do tráfego, credenciado à ABRAMET, e médico da SBOT. “Fraturas: aspectos radiológicos”, pela Dra. Carol Saito (turma XLII), R2 de Radiologia e Diagnóstico por Imagem na UNIFIPA/Fameca. “Emergências Ortopédicas para o médico generalista”, por Dr. Bruno Tibiriçá (turma XLIII), R2 de Ortopedia e Traumatologia no Hospital de Base, Famerp/Rio Preto. A diretoria da LAOME avisa que, para realizar a inscrição, o participante deverá enviar mensagem no perfil @laomefameca no Instagram. Após isso, receberá o link de acesso diretamente no whatsapp. Ao final será oferecido certificado de participação de 3 horas. (Fotos Divulgação)
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 05/11/2020 por Alan Gazola

OUTUBRO ROSA: ALUNOS DA MEDICINA/FAMECA/UNIFIPA FAZEM CAMPANHA NAS REDES SOCIAIS

O mês de outubro, através do ‘Outubro Rosa’, é destinado ao combate do câncer de mama, sobretudo focado na conscientização sobre a importância do autoexame e da mamografia anual após os 40 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a neoplasia maligna que mais afeta as mulheres no Brasil, além de ser o que leva ao maior número de óbitos. Contudo, quando diagnosticado nos estágios iniciais, o câncer de mama tem cura. Tendo em vista a importância do assunto, os alunos do curso de Medicina da FAMECA/UNIFIPA, através das redes sociais, realizaram campanha voltada para o Outubro Rosa. De acordo com informações da Profa. Dra. Nilce Barril, as Ligas de Ginecologia e Obstetrícia (LGO) e Cirurgia Plástica (LCP), junto ao Comitê da IFMSA-Brazil da FAMECA, iniciaram a campanha no dia 1º de outubro com posts que abordaram a história do Outubro Rosa, suas principais propostas e como elas foram dispersas ao redor do mundo. “A campanha teve por objetivo alertar a população sobre o diagnóstico do câncer de mama e o conhecimento sobre o tema. Na noite do dia 29 de outubro, as extensões realizaram simpósio on-line com a participação de docentes da instituição, que abordaram o diagnóstico do câncer de mama e a reconstrução mamária”, acrescentou. Ainda segundo a Profa. Nilce, o Centro Acadêmico Emílio Ribas (CAER), órgão de representação estudantil dos alunos do curso de Medicina, em parceria com o projeto Amadrinhadas, inseriu postagens ao longo do mês, revelando a incidência do câncer de mama na população brasileira e como as mulheres podem, por meio do autoexame das mamas, rastrear lesões cancerígenas para serem triadas. Já o grupo de estudos em Genética Médica iniciou suas postagens na primeira sexta-feira do mês por meio de quiz educativo, com mitos e verdades sobre o câncer de mama. No final de outubro foi realizada postagem relacionando o câncer de mama aos aspectos hereditários e como famílias, sob risco de recorrência, devem procurar a assistência especializada. As postagens ainda podem ser visualizadas na página do Instagram de cada um dos órgãos: @emilioribascaer, @lgofameca, @ligacirurgiaplasticafameca, @ifmsabrazil_fameca e @geneticarh.fameca.      
Medicina
Publicado em 03/11/2020 por Mauro Assi

CURSO DE BIOMEDICINA DA UNIFIPA É DESTAQUE NO CENÁRIO EDUCACIONAL

           Apesar de ser relativamente novo, pois começou a funcionar em 2011, o curso de Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA é destaque no cenário educacional em função das avaliações obtidas. Nota 4 no MEC; reconhecido como curso de Excelência pelo Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) e pelo ranking das Universidades Folha (RUF) de 2018 é o 69º no Brasil (entre mais de 300 cursos); 17º no Estado de São Paulo (entre mais de 200 cursos) e 1º na região Noroeste. O curso foi reconhecido pelo MEC em 2014.             Voltado para a pesquisa de doenças, exames clínicos, desenvolvimento de tratamentos, novas formas de prevenção e melhoria da qualidade de vida da população em geral, o curso de Biomedicina da UNIFIPA possui salas e laboratórios específicos para aprimorar o ensino, Unidade Didática e de Pesquisas Experimentais e laboratórios multidisciplinares e específicos de Cultura de Células; Anatomia; Embriologia; Patologia e Citopatologia; Imuno-histoquímica; Biofísica, Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia; Cirurgia e Fisiologia Experimental; Citogenética; Parasitologia; Microbiologia e Imunologia.             Com corpo docente constituído por professores mestres e doutores, o curso oferece aulas práticas com metodologia ativa, extensões e eventos; monitorias, TCC e acompanhamento psicopedagógico; incentivo à organização estudantil; programas de assistencialismo a pacientes, idosos e crianças carentes e preparação para concursos e entrevistas de trabalho.             O coordenador do curso, Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves, informa que os alunos participam de projetos de extensão à comunidade através de palestras em escolas; eventos de promoção à saúde, sustentabilidade e meio ambiente para a população; feiras e campanhas informativas e eventos, como Semana da Biomedicina, Simpósio das Ligas (SILIGA), Desafio Cultural e Reunião de Egressos do curso de Biomedicina (REEBIO). “A pesquisa, continua ele, também é ponto forte do curso, com parceria internacional com a Universidade de Aveiro, Portugal; Iniciação Científica, com apresentações de trabalhos em congressos nacionais e internacionais; Trabalho de Conclusão de Curso em formato de artigo para revista; publicações internacionais e edição de capítulos e livros”.             A partir do segundo semestre do primeiro ano, os alunos de Biomedicina já fazem estágios nos laboratórios da UNIFIPA, em Unidades Básicas de Saúde e Centro de Zoonoses (segundo e terceiro anos); Laboratórios de Análises Clínicas dos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino (segundo a quarto anos); laboratórios de parceiros de Catanduva e região (segundo a quarto anos) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) (quarto ano). “Com isso os graduados pelo curso têm grandes chances de empregabilidade nas unidades de saúde da Fundação Padre Albino; laboratórios, hospitais e bancos de sangue; clínicas de estética; docentes em faculdades e universidades e atuação nas áreas de Biotecnologia, Imagenologia, Histopatologia e Citogenética e Patologia Clínica”, salienta Prof. Daniel.             Os egressos participam ativamente de projetos do curso, que ainda oferece Pós-graduação lato sensu em Imagenologia, Microbiologia e Imunologia Clínicas, Citologia Esfoliativa e Onco-hematologia.             Para os alunos do Ensino Médio e outros interessados, o curso tem o Programa "Meu dia de Biomédico", com visita às instalações da UNIFIPA para conhecerem a estrutura e acompanharem os trabalhos realizados nos laboratórios (estágio e pesquisa).             As inscrições para o vestibular 2021 do curso de Biomedicina da UNIFIPA estarão abertas de 23/11 a 02/12/2020. O edital e as formas de ingresso estão no site www.unifipa.com.br Foto: A pesquisa é um dos pontos fortes do curso.    
Biomedicina
Publicado em 03/11/2020 por Mauro Assi

SAEME ESTENDE ATÉ 2022 A “ACREDITAÇÃO’ DA MEDICINA/FAMECA UNIFIPA

              O curso de Medicina da UNIFIPA recebeu correspondência do Coordenador Executivo do Saeme - Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, Milton de Arruda Martins, informando que foi definido o período de seis anos como tempo de vigência da ‘acreditação’, o equivalente a um ciclo inteiro de formação na graduação em Medicina.               Diante disso, o coordenador esclareceu que o processo de ‘acreditação’ do curso de Medicina da UNIFIPA teve sua validade estendida até dezembro de 2022. “Essa prorrogação de prazo foi concedida após recebimento do relatório de acompanhamento, que foi considerado aprovado”, ressaltou Milton Martins.               Em 2015, o curso de Medicina da UNIFIPA inscreveu-se voluntariamente nesse processo e em 2016 foi realizada a autoavaliação, a apresentação das evidências e a visita de comissão avaliadora, composta por quatro membros. No final do processo, o SAEME emitiu o parecer “ACREDITADO”, que corresponde a certificado de qualidade, com validade nacional e internacional.  O SAEME              O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) foi desenvolvido e implementado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com apoio de especialistas da área médica, reafirmando os compromissos com o exercício profissional ético e a formação de médicos competentes e adequados às necessidades do país.             Ética, transparência, independência, qualidade e responsabilidade social são os valores que norteiam a iniciativa. Ancorado neste escopo, o Saeme nasceu da demanda de maior participação das escolas médicas, das entidades profissionais e da sociedade no desenvolvimento de uma visão crítica sobre a qualidade da formação médica no Brasil e da necessidade de apresentar à sociedade um processo de acreditação transparente e independente.             O SAEME recebeu, em abril de 2019, reconhecimento internacional da World Federation for Medical Education (WFME) como agência acreditadora dos cursos de Medicina no Brasil durante a World Conference da entidade realizada na cidade de Seul, na Coreia do Sul.              
Medicina
Publicado em 29/10/2020 por Mauro Assi

ALUNOS APRIMORAM QUALIDADE DE PROJETOS EM OFICINA DE PESQUISAS CRIATIVAS

Evento realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA (PROPEG) ocorreu no dia 29 de setembro, pela plataforma ZOOM.  Tendo como público-alvo os alunos dos diferentes cursos da UNIFIPA, a oficina de formação ‘Pesquisa criativa: inovando na elaboração de projetos de pesquisa’ reuniu 22 alunos dos cursos de Medicina, Biomedicina e Administração (primeira a terceira séries) que tiveram a oportunidade de estimular e aprimorar a qualidade de suas pesquisas científicas. A oficina foi ministrada pelo Prof. Dr. Lucas Ribeiro de Azevedo, que realiza assessoria estatística de projetos na instituição e todos os participantes receberam certificado.  “Nesta oficina foram passadas informações e métodos de como se pensar em projetos de pesquisa inovadores, bem como os passos para o desenho de um projeto, com observação da aprovação de comitês de ética específicos, tempo de desenvolvimento e estrutura necessária”, explica a Prof. Dra. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, que assinalou a organização de novos eventos para atender às demandas da comunidade acadêmica. “O próximo evento relacionado à capacitação para pesquisas ocorrerá em novembro, de 10 a 13, a 'V Semana da Biomedicina e I Encontro Bio&Med: a intersecção na pesquisa', com vários minicursos e possibilidade de apresentação de trabalhos”.  A PROPEG, regularmente, faz a oferta de oficinas, palestras e minicursos com o objetivo de informar e capacitar alunos e docentes para o desenvolvimento de pesquisas de qualidade e impacto, fortalecendo as pesquisas da UNIFIPA. (Foto Ilustrativa)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/10/2020 por Alan Gazola

LIGAS DO CURSO DE MEDICINA UNIFIPA/FAMECA REALIZAM ORIENTAÇÕES ONLINE DURANTE O OUTUBRO ROSA

Postagens informativas sobre o câncer de mama, prevenção e autoexame são temas abordados.  Durante este mês de outubro, as Ligas de Ginecologia e Obstetrícia e de Cirurgia Plástica do curso de Medicina/FAMECA da UNIFIPA, em parceria com a extensão IFMSA Brasil (International Federation of Medical Students Association), estão desenvolvendo campanha sobre o Outubro Rosa, com série de dicas e orientações, todas às quintas-feiras do mês, nas respectivas contas do Instagram. São posts informativos que abordam questões sobre o que é Outubro Rosa e Câncer de Mama, métodos de prevenção, autoexame, sinais e sintomas, tratamento, reconstrução mamária e autoestima.  Na abertura da campanha, no dia 1º, o tema central foi “O que é o Outubro Rosa?” e no próximo dia 28 de outubro haverá live especial de profissionais especializados em mastologia e cirurgia plástica que falarão sobre o assunto.  Todas as postagens serão feitas sempre às 18h nos dias:08/10: O que é o câncer de mama?15/10: Prevenção + autoexame22/10: Sinais, sintomas e tratamentos28/10: Palestra online29/10: Reconstrução mamária + autoestima  Você pode acessar o Instagram das Ligas e Extensão clicando aqui:Liga de Ginecologia e ObstetríciaLiga de Cirurgia PlásticaIFMSA Brasil FAMECA
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 05/10/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA RETOMA, DE FORMA GRADUAL, ATIVIDADES DE 4 CURSOS

Alunos retornam às atividades práticas e de laboratórios              No último dia 21 de setembro, o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA retomou, de forma gradual, às atividades práticas e de laboratórios dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Enfermagem e Medicina, cumprindo as determinações das autoridades federais, estaduais e municipais com relação à COVID-19 e seguindo seu Plano de Retomada das Aulas.             Segundo informações da pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, de acordo com o Plano de Retomada das Aulas os ambientes universitários foram preparados estruturalmente, com disponibilização de totens dispensadores de álcool gel, tapetes sanitizantes e termômetros digitais nas três entradas do campus sede. “Equipe de funcionários, docentes e alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Farmácia foi capacitada para acolhimento e ações de biossegurança e vigilância da saúde na comunidade acadêmica”, disse a pró-reitora.             A Profa. Maria Cláudia esclareceu que a UNIFIPA instalou Central de Monitoramento, composta por docentes, pró-reitoria Acadêmica e de Graduação e alunos da 2ª e 3ª séries do curso de Medicina, que realiza acompanhamento diário e em tempo real da saúde dos alunos, por meio de respostas a questionário no próprio celular, através do aplicativo QRCode. Depois desse processo, o aluno recebe pulseira, que garante livre acesso ao Campus naquele momento. “Essa Central emite relatórios informando a condição dos alunos aos coordenadores dos cursos e gestores”, acrescenta.             Todo o prédio foi sinalizado para manutenção do distanciamento e distribuído material informativo acerca das medidas de higiene e segurança contra a COVID-19. “Pedagogicamente foram elaboradas estações para estudos práticos, com base em metodologias ativas de ensino-aprendizagem”, finaliza Profa. Maria Cláudia.             O reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, acompanhado da pró-reitora Acadêmica e de Graduação, esteve em todas as salas de aula dando boas-vindas aos alunos. “A repercussão da retomada das aulas entre os alunos foi muito positiva”, disse Dr. Jimenes.                  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 29/09/2020 por Mauro Assi

ALUNOS DE MEDICINA FAZEM CAMPANHA PELO SETEMBRO DOURADO

          No mês de setembro é realizada a campanha “Setembro Dourado”, que tem por objetivo esclarecer à população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, em especial nas suas formas hereditárias.             De acordo com a Profa. Dra. Nilce Barril, os alunos Vítor Afonso Favaretto, Davi Ferreira, Mariana Rodrigues Xavier e Camila Ravazzi, do curso de Medicina da UNIFIPA, sob orientação dela e representando o Grupo de estudos de Genética Clínica e a instituição, participaram da campanha no Instagram. “Mais uma vez marcamos nossa participação em evento que ocorreu em nível nacional”, disse Profa. Nilce.  
Medicina
Publicado em 28/09/2020 por Mauro Assi

EGRESSA DA UNIFIPA/FAMECA PALESTRA EM WEBINAR INTERNACIONAL

Fizeram parte das rodadas de palestras, que aconteceram no dia 23 de setembro, países como França, Índia, EUA e Portugal.   À convite da Universidade de Aveiro, Portugal, o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA integrou o comitê científico de webinar que discutiu o cenário atual do enfrentamento da COVID-19, sob a realidade de vários países. Com o título ‘International COVID-19 Webinar: current scenario, opportunities and challenges’ (Webinar internacional COVID-19: cenário atual, oportunidades e desafios), a Dra. Izabela Brugugnolli proferiu a palestra "A glimpse in intensive care of COVID-19 patients: an experience from Brazil" (‘Um vislumbre na terapia intensiva de pacientes com COVID-19: uma experiência do Brasil’). “A webinar multidisciplinar reuniu os principais especialistas de todo o mundo para compartilhar dados vitais sobre COVID-19, enfatizando a importância da pesquisa, necessidades de saúde pública e oportunidades. Acredito que os resultados da minha participação foram muito positivos, além de levar o nome da nossa instituição, na qual eu me formei, no cenário internacional”, analisa Dra. Izabela, que é especialista em Medicina Intensiva pela Faculdade de Medicina do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA/FAMECA.  O programa ainda contou com a participação da Prof. Dra. Ana Paula Girol, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA, como membro do comitê científico do evento.   (Fotos: Divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 28/09/2020 por Alan Gazola

ACADEMIA UNIFIPA CONTINUA COM AULAS ONLINE

Ainda há vagas para as modalidades alongamento, pilates e treino funcional. Diante das restrições e medidas de isolamento para frear o avanço do novo Coronavírus, a academia de treinamento funcional e qualidade de vida da UNIFIPA continua oferecendo suas atividades em modo online. Os exercícios são realizados sem uso de aparelhos profissionais, apenas com o peso do corpo ou objetos domésticos, como cabo de vassoura, cadeira, toalha, entre outros, garantindo contínua relação entre o profissional de educação física e o colaborador.  "Nossa intenção é continuar oferecendo o serviço com a melhor qualidade possível diante dessa realidade, sem que as atividades fossem interrompidas", explica Isabela Regina de Lima, profissional de Educação Física da instituição que relata que só nos meses de junho e julho mais de 120 alunos participaram das aulas remotas.  Algumas modalidades ainda estão com vagas disponíveis, como Alongamento e Pilates Solo, terça-feira e quinta-feira, às 17h30 e 18h, e Treinamento Funcional, 2ª, 4ª e 6ª, às 17h e 18h.  Informações, ligar (17)3311-3328. (Foto Ilustrativa)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/09/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA OFERECE CURSO DE APRIMORAMENTO EM PESQUISAS CIENTÍFICAS AOS ALUNOS

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA – PROPEG realizará no próximo dia 29 de setembro (terça-feira) a oficina de formação ‘Pesquisa criativa: inovando na elaboração de projetos de pesquisa’, que será em modo online pela plataforma ZOOM (Android e IOS), às 18h. Tendo como público-alvo os alunos dos diferentes cursos da UNIFIPA, o evento servirá para estimular e aprimorar a qualidade das pesquisas científicas na Instituição.   A oficina será ministrada pelo Prof. Dr. Lucas Ribeiro de Azevedo, que realiza assessoria estatística de projetos na instituição. Para o aluno se inscrever deverá acessar o link https://is.gd/PesquisaCriativaUNIFIPA. “É importante que o aluno se inscreva, pois haverá emissão de certificados aos participantes”, diz a Prof. Dra. Ana Paula Girol, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/09/2020 por Alan Gazola

COMUNICADO - RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA COMUNICADO  RETOMADA SEGURA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS   O Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA comunica que, cumprindo as determinações das autoridades Federais, Estaduais e Municipais, retornará parcialmente às suas atividades acadêmicas a partir do dia 21/09/2020, seguindo o Plano de Retomada das Aulas. De acordo com o Plano de Retomada das Aulas, bem como respeitando os limites e as normas de biossegurança estabelecidas pela OMS, na fase a qual nos encontramos, medidas foram tomadas para retorno das atividades de modo seguro e consciente. Para que o aluno possa seguir as orientações da instituição, disponibilizamos o Guia Virtual de Retomada Segura, que pode ser acessado através do link http://bit.ly/GUIA_RETOMADA. Esse material leva em conta tudo o que foi pesquisado sobre o ciclo de contaminação e propagação do novo Coronavírus, contemplando aspectos como vedação do comparecimento às atividades presenciais de pessoas que apresentem sintomas característicos da COVID-19, entre outros fatores, como condutas desde a sua saída da residência até o seu retorno. Contamos com a colaboração de todos! Venceremos juntos os desafios desta pandemia.   Catanduva (SP), 18 de Setembro de 2020.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 18/09/2020 por Alan Gazola

MEDICINA UNIFIPA COMEMORA O DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DISTROFIA MUSCULAR DUCHENNE

           No dia 07/09 foi comemorado o Dia mundial da conscientização sobre Distrofia Muscular Duchenne e o curso de Medicina da UNIFIPA lembrou a data. De acordo com a Profa. Dr. Nilce Barril, o aluno Vitor Afonso Fávero, do segundo ano, representando o Grupo de Estudos de Genética do curso, fez postagem no Instagram, para marcar a participação no evento.             Um dos posts explica que “as distrofias musculares de Duchenne e Becker são doenças genéticas raras definidas por fraqueza muscular. Os músculos enfraquecem com o tempo e, em estágio mais avançado, o coração e o pulmão são afetados. Pessoas nascidas com Duchenne e Becker precisarão de cuidados de muitos profissionais de saúde ao longo de suas vidas”.  
Medicina
Publicado em 14/09/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA ABRE INSCRIÇÕES PARA A VI SEMANA DE BIOMEDICINA EM MODO ONLINE

De 10 a 13 de novembro de 2020, a Semana ainda contará com o ‘I Encontro Bio&MED: A INTERSECÇÃO NA PESQUISA’  O Núcleo de Pesquisas do curso de Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA, em parceria com a PROPEG (pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação), abriu inscrições para a Semana da Biomedicina, que este ano está em sua 6ª edição. Voltado ao incentivo e divulgação da pesquisa científica desenvolvida na área de saúde da instituição, o evento será totalmente online, de 10 a 13 de novembro de 2020, das 18h30 às 22h30, pela plataforma Zoom (Android e IOS) totalmente gratuito. Dentro da semana também acontecerá a 1ª edição do Encontro Bio&Med, que trará o tema ‘A INTERSECÇÃO NA PESQUISA’.  O período de inscrições vai de 14 de setembro a 18 de outubro e o aluno deverá acessar o link http://bit.ly/VISemanaBiomedicina_UNIFIPA onde preencherá a ficha de inscrição e obterá toda a grade de programação, com opção de minicursos, minicursos e apresentação de trabalho ou somente apresentação de trabalho (todos com emissão de certificados). As modalidades para apresentação de trabalhos podem ser clínicos (intervenção em pacientes); epidemiológicos (baseados em levantamentos de prontuários e/ou questionários) e experimentais (in vivo e in vitro).  “Será permitida a apresentação de um único trabalho como primeiro autor/apresentador; elas serão realizadas em salas Zoom, de acordo com a modalidade escolhida, no dia 13 de novembro. Os melhores trabalhos (por modalidade) receberão menção honrosa”, ressaltou a Profa. Dra. Ana Paula Girol, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA.  O gradeamento dos trabalhos será divulgado no dia 06 de novembro de 2020. E a apresentação de trabalhos no dia 13 de novembro, das 18h30m às 22h30m, em salas Zoom, de acordo com gradeamento. 
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 11/09/2020 por Alan Gazola

COMUNICADO UNIFIPA/FAMECA

O Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA/FAMECA, após a 13ª atualização feita no dia 4 de setembro pelo Governo do Estado de São Paulo, quando permitiu que nossa região avance para a Fase 3 (Amarela) do Plano São Paulo de Flexibilização, COMUNICA algumas medidas em relação ao Plano de Retomada Segura das Atividades Presenciais. Clique na imagem abaixo para ler o Comunicado na íntegra.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 09/09/2020 por Alan Gazola

DOCENTE DA UNIFIPA OBTÉM DOUTORADO

            O Prof. Lucas Possebon, docente dos cursos de Engenharia Agronômica, Biomedicina, Farmácia e Medicina da UNIFIPA, obteve o doutorado pelo programa de pós-graduação em Biociências da UNESP de São José do Rio Preto. O título foi obtido com o trabalho "Efeitos da administração da proteína Anexina A1 e do extrato da Garcinia brasiliensis em modelo de doença pulmonar obstrutiva crônica induzida por exposição à fumaça de cigarro".             A qualificação foi realizada no dia 08 de setembro, às 10h, online. A banca teve a participação da Profa. Dra. Lilian Castiglioni, da FAMERP/São José do Rio Preto, e da Profa. Dra. Maria de Lourdes Gomes Pereira, da Universidade de Aveiro, Portugal, que aprovaram o trabalho com elogios. O Prof. Lucas foi orientado pela Profa. Dra. Ana Paula Girol.             “O trabalho foi totalmente desenvolvido nas dependências da UNIFIPA, cuja infraestrutura para pesquisa é excelente e tem permitido a realização de trabalhos importantes, com publicações em revistas internacionais renomadas, reforçando a capacidade de investigação científica da instituição”, disse a Profa. Ana Paula, orientadora do Prof. Dr. Lucas e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA. Foto: A qualificação foi online.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 09/09/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA DIVULGA PROGRAMAS DE BOLSAS PARCIAIS DE ESTUDOS NA CALIFÓRNIA/EUA

São elegíveis aos programas de bolsas os alunos regularmente matriculados na instituição.  O Núcleo de Internacionalização do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA está divulgando edital de processo seletivo aberto referente ao programa de 30 bolsas parciais de estudos na Califórnia (EUA), ofertado pela California State University, Northridge (CSUN) em conjunto com a University of La Verne (ULV) para alunos de São Paulo. O prazo final para as inscrições vai até o dia 20 de setembro, com solicitações de bolsa para julho de 2021 e janeiro/julho de 2022.Neste momento são oferecidos os dois programas: Conhecimentos e estratégias voltadas para a área da Administração e outro para alunos que desejam se desenvolver apenas no idioma inglês de negócios, o ‘Business English – First Lessons’. Os cursos possuem as seguintes características:- Duração de três semanas (janeiro ou julho) com aulas e atividades em período integral; - Idioma integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível básico para o programa ‘Business English – First Lessons’ e nível a partir de intermediário para os demais programas. “O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração, no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês”, explica a Coordenadora do Núcleo de Internacionalização, Giovana Aparecida Gonçalves Vidotti.Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail do Núcleo de Internacionalização international@unifipa.com.br ou preencher as informações no seguinte link: https://bit.ly/2QzIjbm  “São elegíveis aos programas de bolsas os alunos regularmente matriculados na UNIFIPA e espero que eles possam se interessar e aproveitar a oportunidade”, diz o Prof. Ricardo Britto, Doutor em Administração pela FEA/USP e representante da California State University, Northridge e da University of La Verne, que faz uma ressalva. “Aproveito para estender nossa oferta para que ex-alunos, professores e colaboradores da instituição também possam desfrutar de experiências internacionais ao abrigo de bolsas de estudos”.Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um módulo de inglês gratuito na Califórnia.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 03/09/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA/FAMECA DIVULGA EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR MEDICINA 2021

São ofertadas 100 vagas e a taxa de inscrição é de R$ 360,00, com provas em Catanduva e São Paulo pela VUNESP.  O Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA (FAMECA) publicou edital do processo seletivo vestibular para o tradicional curso de Medicina. As inscrições serão realizadas no período de 15 de setembro a 20 de novembro de 2020. O valor da taxa é de R$ 360,00 e o prazo final de pagamento será o dia 23 de novembro de 2020.As provas serão presenciais e realizadas nas cidades de Catanduva e São Paulo (capital), de acordo com a escolha do candidato, que deverá consultar por meio do site www.vunesp.com.br, a partir de 11 de dezembro de 2020, o endereço para participar da seleção. Lembrando que a instituição respeitará o que prevê as recomendações da OMS quanto à recepção dos candidatos. ProvasRealizadas nos dias 19 e 20 de dezembro de 2020, as provas seguem conforme distribuição abaixo:Dia 19/12/2020, às 14h: Conhecimentos Gerais. Serão 86 questões objetivas, sendo Matemática (11), Biologia (11), Geografia (11), Física (11), História (11), Química (11), Língua Portuguesa (11) e Língua Inglesa (09).Dia 20/12/2020, às 14h: Conhecimentos Específicos e Redação. Serão 20 questões discursivas para Biologia (08), Química (06) e Física (06), mais redação em Língua Portuguesa.  A divulgação dos resultados está prevista para o dia 14 de janeiro de 2021, por meio do site da www.vunesp.com.br e os editais de matrícula ficarão disponíveis no site www.unifipa.com.br. Já as matrículas serão realizadas com 1ª chamada, 18 e 19/01/2021; 2ª chamada, 20/01/2021 e 3ª chamada, 21/01/2021. Se houver vagas remanescentes serão realizadas novas convocações, por meio de editais a serem divulgados no site www.unifipa.com.br, em datas a serem definidas pela Reitoria do Centro Universitário e de acordo com a ordem classificatória dos candidatos.Demais informações poderão ser conferidas no endereço eletrônico medicina.unifipa.com.br/21-medicina-2021  UNIFIPA/FAMECA, única da região a contar com dois hospitais escola próprios - A tradicional Faculdade de Medicina de Catanduva existe há 51 anos e está entre as melhores escolas médicas do país. O curso tem 6 anos de duração e foi avaliado com nota 4 pelo MEC (índice de 1 a 5). Com corpo docente formado por mestres e doutores, a FAMECA tem infraestrutura completa e está creditada pelo Conselho Federal de Medicina – CFM e pela Associação Brasileira de Ensino Médico – ABEM.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 01/09/2020 por Alan Gazola

FALECE O DR. MANOEL DE SOUZA NETO

Faleceu nesta terça-feira o médico neurologista Dr. Manoel de Souza Neto, que integrava o quadro de docentes do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA há 36 anos. Formado em Medicina pela FAMECA (1981), Dr. Manoel fez Residência Médica também na instituição (1983) e era docente do curso de Medicina desde 1984.   Dr. Manoel era casado com a médica Dra. Maria Laura e deixa os filhos Dr. Alexandre, também médico, Augusto e Álvaro e noras. A Fundação Padre Albino e a UNIFIPA manifestam profundo pesar aos familiares e amigos e a eterna gratidão pela dedicação e conhecimento dispensados por Dr. Manoel à instituição.     Por motivo de luto, o Centro Universitário Padre Albino suspendeu suas aulas durante o dia de hoje, 11 de agosto. 
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 11/08/2020 por Marcella Milani

UNIFIPA E IBS AMERICAS OFERECEM MINICURSO ONLINE SOBRE ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE PORTER

Com foco no estudo de caso da ‘Netflix’, além do certificado de participação os melhores alunos ainda recebem bolsas de estudos para participar de programas de férias na CUOA Business School. O Núcleo de Internacionalização do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA divulga abertura de inscrições do minicurso gratuito online sobre ‘Estratégia Competitiva de Porter: Estudo de caso da Netflix’, oferecido com o apoio da CUOA Business School, para este mês de agosto. “Trata-se de uma oportunidade para aprender mais sobre como identificar e enfrentar seus competidores no mercado e desenvolver estratégias para fazer o seu negócio crescer”, diz o instrutor Prof. Ricardo Britto (foto), que também é Doutor em Administração pela USP.  Dirigido para alunos de cursos acadêmicos que envolvam a área de estratégias, o foco de estudo deste minicurso é a possibilidade do aluno entrar em contato com a teoria e estudar como a Netflix revolucionou a forma como o mundo assiste a filmes e séries, a partir de posicionamento de mercado transformador.  A IBS-Americas lança cursos mensais. São cursos rápidos realizados através da plataforma Canvas, com limite no número de acesso; com isso as vagas são limitadas. É equivalente a uma aula de 3 horas, com síntese da teoria sobre o tema e estudo de caso para que o aluno possa entender como esses conceitos funcionam na vida real. O curso começa com um vídeo de 10 minutos, seguido por artigo de 10 páginas nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, além de exame de conhecimento que contém 10 perguntas de múltipla escolha.  “Além do certificado de participação, os melhores alunos ainda recebem bolsas de estudos para participar de programas de férias na CUOA Business School”, informa a Profa. Giovana Vidotti, Coordenadora do Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA.  Para fazer a inscrição o aluno deverá entrar no link https://bit.ly/netflix-mid e seguir as instruções.  (Foto Divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 10/08/2020 por Alan Gazola

CURSO DE MEDICINA UNIFIPA REALIZA CAMPANHA DE PREVENÇÃO ÀS LESÕES ESPORTIVAS

   O objetivo da campanha é alertar a população sobre a importância de realizar exercícios físicos de forma correta, respeitando as limitações do corpo e sabendo as principais lesões acometidas durante a prática.    Praticar esportes é o segredo para ter vida mais saudável. Nesse processo algumas lesões esportivas podem surgir, as quais prejudicam os treinos e interferem no desempenho do atleta. Pensando nisso, a Liga Acadêmica de Ortopedia e Medicina Esportiva (LAOME) em parceria com a Associação Atlética Acadêmica ‘Dr. Emílio Ribas’ (AAAER), ambas extensões do curso de Medicina da UNIFIPA, uniram-se para a Campanha de Prevenção às Lesões Esportivas, que acontece por meio de publicações de vídeos nas contas do oficiais do Instagram das Associações.    Voltada para a população em geral, praticantes de atividades físicas regulares e de alta intensidade, a presidente da LAOME faz o alerta: “A prática de atividades físicas é extremamente importante para a saúde do individuo; por isso ela deve ser realizada com orientações de profissional e com equipamentos adequados para que as lesões esportivas sejam prevenidas”.   A campanha acontece durante todo o mês de julho e os vídeos podem ser acessados nas contas do Instagram @laomefameca e @medicinacatanduva. (foto: Reprodução)
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 23/07/2020 por Alan Gazola

VAGAS ABERTAS PARA TRANSFERÊNCIA DE CURSO BIOMEDICINA 2º SEMESTRE DE 2020

A UNIFIPA está com vagas de transferência para cursos abertas para este 2º semestre. O prazo vai de 27 a 29 de julho e os editais visam preencher as vagas remanescentes, destinadas aos estudantes de outras Instituições de Ensino Superior e aos portadores de diploma de curso superior de instituições nacionais. Os editais estão disponíveis no site e o número de vagas varia de acordo com o curso e semestre letivo. Para o curso de Biomedicina estão disponíveis vagas para o 2º, 4º, 6º e 8º semestres, oferecendo 10 vagas cada. Não será necessária a presença do estudante para efetivar a inscrição, devendo ser feita através do e-mail da Secretaria Geral da UNIFIPA. Para candidatos de Instituições Nacionais de Ensino Superior os documentos são RG, Histórico Escolar contendo a situação do aluno referente ao ENADE, programas das disciplinas cursadas, comprovante do ato de legalidade do curso junto ao MEC e declaração de vínculo (Matrícula ou Trancamento). Já os candidatos portadores de diploma de curso superior deverão enviar RG, Histórico Escolar contendo a situação do aluno referente ao ENADE, programas das disciplinas cursadas, comprovante do ato de legalidade do curso junto ao MEC e cópia do diploma (frente/verso). Os resultados saem no dia 31 de julho e a seleção será feita por análise de currículo. Dúvidas podem ser esclarecidas através da Central de Atendimento 0800 772 5393 ou pelo telefone (17) 3311-3328.
Biomedicina
Publicado em 17/07/2020 por Alan Gazola

FUNCIONÁRIOS DA UNIFIPA E COLÉGIO CATANDUVA RECEBEM TREINAMENTO PARA PLANO DE RETOMADA DAS AULAS

  Treinamento faz parte do Protocolo Sanitário do Estado de São Paulo, visando medidas a serem adotadas para que as aulas voltem de maneira segura, evitando a disseminação do COVID-19.     Os funcionários da UNIFIPA e Colégio Catanduva, mantidos pela Fundação Padre Albino, receberam treinamento especial nos dias 23 de junho, 7, 8 e 9 de julho, ministrado pelo Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho/SESMT/FPA em parceria com a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) dos hospitais Emílio Carlos (HEC) e Padre Albino (HPA).     Realizado nas dependências do Campus Sede da UNIFIPA, o objetivo principal foi orientar, treinar e preparar os funcionários quanto às medidas a serem tomadas para que as aulas voltem de maneira segura, mantendo a saúde deles e dos alunos diante da pandemia do Coronavírus. Esse procedimento faz parte do Protocolo Sanitário do Estado de São Paulo, que visa o plano de retomada gradativa das atividades nas Instituições de Ensino Superior.     O treinamento foi organizado e ministrado pelo Técnico em Segurança do Trabalho Ronaldo Costa, com a participação de Rosana Marcelino Brás e Fabiana Soares Pacheco, das CCIHs do HEC e HPA, respectivamente. “A Fundação Padre Albino não está medindo esforços para garantir que todas as normas necessárias sejam implantadas e as aulas voltem de maneira segura e tranquila”, salienta Ronaldo Costa.     No encerramento, Letícia Cavalcanti, aluna do curso de Enfermagem e integrante da Liga de Práticas Integrativas, realizou momento de relaxamento com o tema Saúde mental.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 14/07/2020 por Alan Gazola

FAMECA PROMOVE LIVE REVERTIDA PARA FUNDAÇÃO

O curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA promove, no dia 21 de junho, a partir das 17h, a Live “FAMECA #emcasa” com 100% das arrecadações destinadas para a Fundação Padre Albino no combate ao Coronavírus.  As doações serão feitas por QRCode disponível durante a live. A animação da Live fica por conta de Cristtiano Garcia e Joab. A Live será transmitida pelo Facebook: https://www.facebook.com/churrascodobixo/ e YouTube https://www.youtube.com/user/seenrolanoedredom
Fundação Padre Albino
Publicado em 18/06/2020 por Marcella Milani

CRIADO O GRUPO DE ESTUDOS DE GENÉTICA CLÍNICA E REPRODUÇÃO HUMANA DA UNIFIPA

Webconferência realizada no dia 21 de maio último marcou a criação do Grupo de Estudos de Genética Clínica e Reprodução Humana da UNIFIPA.   De acordo com a Profa. Dra. Nilce Barril, “o grupo tem por finalidade proporcionar maior visibilidade e aprendizado à comunidade acadêmica acerca de temas em Genética e Reprodução Humana, com fins complementares à rotina na prática médica”. Profa. Nilce disse ainda que o grupo é formado por alunos do curso de Medicina com interesse nas áreas abordadas e dispostos a realizar reuniões temáticas. Os encontros serão quinzenais, às quartas-feiras, no período noturno, conduzidos pela Profa. Nilce e outros convidados.   “A Genética Médica é campo da Medicina que só vem crescendo nos últimos anos, sobretudo com as novas técnicas e avanços em Biologia Molecular, elucidando novas perspectivas acerca das doenças hereditárias e de etiologia genética”, explicou a Profa. Nilce, ressaltando que a pretensão é disseminar esses novos conhecimentos entre os estudantes do curso de Medicina da UNIFIPA “para que, quando se depararem, no futuro, com pacientes suspeitos de possuírem doença genética saibam como conduzir o desenrolar do tratamento, tal como encaminhar para assistência especializada”.   Ao final do ano, finalizou Profa. Nilce, o grupo de estudos será avaliado pelo Centro Acadêmico Emílio Ribas e pela coordenação do curso de Medicina para que se transforme em Liga Acadêmica ligada à instituição.   Foto: A webconferência que marcou a criação o Grupo.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 16/06/2020 por Mauro Assi

COMUNICADO – COVID-19 - UNIFIPA

  O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), mantido pela Fundação Padre Albino - FPA, neste momento de transtornos culturais, sociais e econômicos, em virtude da Pandemia do Novo Corona Vírus – COVID 19, comunica aos alunos, professores e a quem possa interessar. Anexo        
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 08/06/2020 por Willian

BIOMEDICINA PROMOVE LIVE SOBRE AUTOESTIMA

O curso de Biomedicina da UNIFIPA promoverá no dia 6 de junho live com o tema “Autoestima em época de isolamento”. A transmissão será feita às 10 horas pelo instagram @danhengon. O encontro será conduzido pelo coordenador do curso de Biomedicina, Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves, e terá como convidada a psicóloga e coaching Fernanda Oliveira. O objetivo do encontro é trazer à tona sentimentos e sinais que possam apontar para um quadro depressivo. “No entanto, o foco maior será o que fazer para melhorar a autoestima com técnicas e testes”, explicou o coordenador do curso.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 05/06/2020 por Jhonatan Sotano Galante

APOIO E SUPORTE AO DISCENTE REALIZA CONVERSA SOBRE DICAS DE ESTUDO

O programa de Apoio e Suporte ao Discente da UNIFIPA realizou conversa on-line sobre “Ensino a distância: dicas de como otimizar os estudos em casa” com a Profa. Esp. Adriana Panan Tonon. A atividade foi desenvolvida para auxiliar os alunos que têm dificuldade nos estudos neste período de suspensão das aulas presenciais. A primeira conversa foi com os alunos do curso de Biomedicina no dia 20 de maio pelo Skype. “O semestre letivo mal teve início e nos deparamos com uma situação coletiva bastante delicada. As aulas presenciais foram substituídas por aulas que utilizam os meios de tecnologias de informação e comunicação. Para alguns, o estudo on-line pode parecer mais fácil; para outros mais difícil. De toda forma, este momento vai requerer de todos maior autonomia e disciplina, pensando em ajudá-los  a organizar, planejar e realizar seus estudos no período”, ressaltou a Profa. Adriana Tonon. Cronograma As próximas atividades acontecem no dia 22 de maio para o 2º e 4º anos de Biomedicina. No dia 25 para o curso de Farmácia e no dia 27 para os alunos do curso de Engenharia Agronômica.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoAgronomiaBiomedicinaFarmácia
Publicado em 22/05/2020 por Jhonatan Sotano Galante

UNIFIPA LANÇA PROGRAMA COM DICAS DE LIVROS, FILMES E SÉRIES

          Neste período de isolamento social, a UNIFIPA, através do Apoio e Suporte Psicológico ao Discente, lançou o programa “UNIFIPA com Você”. No programa, a UNIFIPA oferece dicas de livros, séries e filmes para apoio e suporte aos estudantes, criando momentos de distração neste período de enfrentamento da pandemia de COVID-19. O projeto é desenvolvido pela psicóloga e psicopedagoga Adriana Pagan Tonon e foi lançado no dia 06 de maio nas redes sociais da UNIFIPA.             Os vídeos são postados três vezes por semana (às segundas, quartas e sextas-feiras) no Facebook, Instagram e Youtube da instituição. “Com as aulas presenciais suspensas e o isolamento social, esse projeto surgiu como forma de continuarmos a dar apoio e suporte para nossos alunos. A literatura e o cinema têm o poder de nos transportar para outras realidades, ocupar nossos pensamentos, podendo ser bastante eficaz no controle da ansiedade e na manutenção da saúde mental”, ressaltou Adriana Tonon.             Ainda segundo a psicopedagoga, a escolha pelos docentes da instituição veio pelo fato das aulas presenciais estarem suspensas devido à pandemia e com o objetivo de manter os alunos em contato com os professores e aproximar os estudantes da UNIFIPA. “A indicação de um livro e um filme pelo docente mostra um pouco de seu gosto e suas caraterísticas pessoais fazendo esse estreitamento entre eles. A ideia também é que a família do aluno tenha essa proximidade através desses pequenos vídeos”, disse a psicóloga. Fotos: Dr. Ricardo Marchesim, Profa. Ma. Lidiane Augusta Ferrari Botteon, Profa. Dra. Ana Paula Girol e Prof. Dr. Daniel Henrique Gonçalves, docentes participantes do projeto.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 19/05/2020 por Mauro Assi

VENTILAÇÃO MECÂNICA EM COVID-19

O presidente do Comitê de Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB), chefe das UTIs dos hospitais da Fundação Padre Albino e coordenador do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA, Dr. Jorge Valiatti, participará do evento online “Série Desafios na Pandemia: ventilação mecânica em pacientes críticos com COVID-19”. O evento será realizado pelo Núcleo da Regional da SOPATI (Sociedade Paulista de Terapia Intensiva) de Ribeirão Preto no dia 6 de maio, às 20 horas, pelo Google Meet. Gratuito e com certificado, as inscrições podem ser feitas pelo QRCode ou link https://forms.gle/ENGGMqTN3kg7vT8i6
Fundação Padre Albino
Publicado em 04/05/2020 por Marcella Milani

UNIFIPA ANTECIPA RECESSO ESCOLAR

O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) antecipou o recesso escolar, que será de 02 a 17 de maio, com retorno no dia 18. A medida foi tomada diante da continuidade do isolamento social e da prorrogação de suspensão das aulas presenciais. A Instituição informa que diante de qualquer mudança no cenário da pandemia do COVID-19 as diretrizes poderão ser mudadas antes e após o retorno do recesso. “Estamos passando por um momento inusitado, complexo, imprevisível e, sobretudo, desafiador. Diante deste contexto, a instituição se adaptou à situação optando por seguir orientações do MEC e SEMESP, de substituição das disciplinas presenciais por aulas remotas que utilizem os meios de tecnologias de informação e comunicação – TICs. E diante da publicação da Portaria Nº 395, de 15 de abril de 2020, que prorroga por mais trinta dias a substituição das aulas presenciais por aulas remotas, decidimos por uma proposta de antecipação do recesso escolar, com adaptação do calendário escolar”, ressaltou a pró-reitora acadêmica e de graduação da UNIFIPA, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro. Confira o comunicado e o calendário escolar no link: http://www.unifipa.com.br/site/documentos/comunicado_calendario.pdf  
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoAdministraçãoAgronomiaBiomedicinaDireitoEducação Física - BachareladoEducação Física - LicenciaturaEnfermagemFarmáciaMedicinaPedagogia
Publicado em 28/04/2020 por Jhonatan Sotano Galante

LIGAS DO CURSO DE MEDICINA PROMOVEM LIVE SOBRE NUTROLOGIA ESPORTIVA E OBESIDADE

A Liga Acadêmica de Ortopedia e Medicina Esportiva (LAOME) e Liga de Endocrinologia e Diabetologia (LED) do curso de Medicina da UNIFIPA vão promover live sobre “Nutrologia Esportiva e Obesidade: Relação de Causalidade e suas Implicações na Sociedade” com o médico e nutrólogo Dr. Durval Ribas Neto. A live acontece no dia 30 de abril, às 19 horas, no Instagram @dr.durvalribas, devido às restrições de aglomerações de pessoas em virtude da pandemia do COVID-19. A transmissão ao vivo é direcionada para alunos de medicina, médicos e profissionais da área da saúde. Segundo Dr. Durval Ribas Neto, esta atividade é para descrever a fisiopatologia da obesidade e especificar seus melhores métodos de prevenção e tratamento. “A obesidade deve ser encarada como uma doença crônica e como tal deve ser tratada. Fechar os olhos para essa morbidade é ser conivente com todas as suas implicações biopsicossociais”, explicou.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 28/04/2020 por Jhonatan Sotano Galante

DOCENTE TEM DISSERTAÇÃO PUBLICADA EM LIVRO SOBRE CIÊNCIAS DA SAÚDE

O docente do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA)Prof. Me. Lucas Possebon teve sua dissertação de mestrado publicada no livro “Ciências da Saúde: Teoria e Intervenção 2”, organizado por Marileia Marques Toledo. A dissertação com tema “Avaliação da Proteína Anti-Inflamatória Anexina A1 em Modelo de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Induzida por Exposição à Fumaça do Cigarro”, refere-se ao processo inflamatório causado pelo tabagismo está relacionada a diferentes tipos de doenças, como enfisema pulmonar e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Todos os procedimentos experimentais e análises foram desenvolvidas nas instalações  de pesquisa da UNIFIPA, certificando a capacidade científica da Instituição, com  orientação  da docente e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Ana Paula Girol.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 28/04/2020 por Jhonatan Sotano Galante

FUNDAÇÃO TORNA OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS PARA ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS DE SUAS UNIDADES

            A Fundação Padre Albino, seguindo orientação do Ministério da Saúde sobre o uso de máscara sempre que for necessário ao sair de casa (ir ao trabalho, supermercado, farmácia, dentre outros lugares), SOLICITA que a partir do dia 25/04/2020, próximo sábado, TODOS os pacientes, acompanhantes, motoristas de ambulância e qualquer outra pessoa que precise entrar nas dependências do AME, Centro Cultural Padre Albino, Colégio Catanduva, Hospital de Câncer de Catanduva, Hospital Emílio Carlos, Hospital Padre Albino, PAS, Recanto Monsenhor Albino e UNIFIPA deverão utilizar máscara, podendo ser de tecido, vindo já de casa com a mesma.
Fundação Padre Albino
Publicado em 27/04/2020 por Mauro Assi

CURSINHO SALA EXTRA SEGUE COM AULAS EM EAD

O cursinho pré-vestibular “Sala Extra”, desenvolvido pelos alunos do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA, seguindo as determinações da Instituição, suspendeu as aulas presenciais e o conteúdo vem sendo ministrado em aulas EAD. As aulas começaram no dia 23 de março, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22h30, através da plataforma Zoom e Youtube. A adesão às plataformas online foi a solução escolhida pelos membros da diretoria do Sala Extra para dar continuidade às aulas durante o período de quarentena. “É muito importante ressaltar a necessidade de ficar em casa durante a quarentena e encontrar maneiras para que isso seja possível, assim como fizemos no Sala Extra. Dessa maneira podemos conter a disseminação do vírus e buscar o achatamento da curva de casos no Brasil. É necessária a colaboração de todos que podem ficar em suas casas”, ressaltou o coordenador pedagógico do Sala Extra, Vinícius Basaglia. Fazem parte da diretoria do Sala Extra a coordenadora geral Letícia Remonte Righini, o diretor de monitoria Rafael Perez Palamini, a diretora de secretariado Ana Flávia Pereira Brandão, de marketing, Matheus Vieira Santili e Maria Eduarda Catharin, o coordenador pedagógico Vinícius Basaglia e o tesoureiro Leonardo Watanabe Yamamoto. Sala Extra O Sala Extra é um cursinho popular idealizado e criado pelos alunos do curso de Medicina da UNIFIPA em 2004.  O cursinho é uma extensão da UNIFIPA, contando com o auxílio desta para o material e sala de aula. Desde então alunos de medicina se voluntariam para dar aulas no cursinho preparatório. O Sala Extra auxilia alunos do Ensino Público a se prepararem para os principais vestibulares do país. Desde sua criação, o Sala Extra teve alunos aprovados nas mais concorridas universidades de todo o Brasil, como USP, UNESP, UFSCAR, entre outras.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 14/04/2020 por Jhonatan Sotano Galante

FPA TREINA PEDIATRAS PARA ATENDIMENTOS AO COVID-19

          Os médicos pediatras da Fundação Padre Albino receberam treinamento para atendimento, paramentação, sequência rápida de entubação e drogas utilizadas em pacientes confirmados para a COVID-19.             Articulado pela pediatra Dra. Luciana Sabatini, o treinamento foi realizado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos no dia 27 de março.    
Fundação Padre Albino
Publicado em 06/04/2020 por Mauro Assi

ALUNOS DO INTERNATO ORIENTAM A POPULAÇÃO NO ENFRENTAMENTO AO COVID

         Os alunos do 5º ano (Internato) do curso de Medicina da UNIFIPA estão auxiliando a Secretaria de Saúde de Catanduva no combate do COVID-19 orientando, por telefone, a população que apresenta sintomas gripais. Quatorze alunos, divididos em duas turmas de sete, atuam 12 horas, das 7 às 19 horas, em turnos revezados. O Disk Saúde está funcionando pelo telefone 17 3531-9300, de segunda a sexta-feira.             O trabalho dos alunos é coordenado pelo Prof. Me. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga e pelo docente de Saúde Coletiva e Educação Permanente em Saúde dos cursos de Enfermagem e Medicina, Prof. Me. Tiago Aparecido Silva. “Esse canal foi criado para orientar a comunidade sobre os sintomas da doença, procedimentos a adotar em caso de suspeita, quando buscar pela rede de saúde, entre outros temas relacionados ao coronavírus”, disse o coordenador do Internato, Prof. Me. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga.    
Medicina
Publicado em 03/04/2020 por Mauro Assi

COMUNICADO AOS ALUNOS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM, FARMÁCIA E MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO, REFERENTE À AÇÃO ESTRATÉGICA “O BRASIL CONTA COMIGO”, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO, por este intermédio, comunica os alunos do Curso de Medicina, Enfermagem e Farmácia desta instituição, a publicação do Edital nº 4, do Ministério de Saúde de 31 de março de 2.020, conforme abaixo, que operacionaliza a execução de ações estratégicas para o enfrentamento à Covid-19, através do programa “O Brasil Conta Comigo”. O referido edital permite a atuação dos alunos do 5º e 6º anos de graduação em Medicina, assim como o 4º ano de graduação em Enfermagem, para estágios obrigatórios, através de cadastramento compulsório por parte do aluno, para as ações estratégicas de que trata o referido edital e conforme Portaria nº 492, de 23 de março de 2.020, do Ministério da Saúde. Poderão atuar, ainda, como voluntários, nos termos do referido edital e portaria, também os alunos do 1º ao 4º ano do Curso de graduação em Medicina e do 1º ao 3º ano do curso de graduação em Enfermagem, 1º ao 2º ano do curso de graduação em Farmácia. Recomendamos a leitura do edital, notadamente o disposto no item “3. DO CADASTRAMENTO DE ALUNOS”.   Catanduva, 03 de abril de 2.020. NELSON JIMENES  REITOR Leia o edital completo: Clique aqui
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagemFarmáciaMedicina
Publicado em 03/04/2020 por Raphael

FPA INICIA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO AMIGOS DA FUNDAÇÃO PADRE ALBINO UNIDOS CONTRA O CORONAVÍRUS

A Fundação Padre Albino iniciou campanha de arrecadação de insumos para o atendimento dos pacientes com suspeita e confirmação de COVID-19. Denominada “Amigos da Fundação Padre Albino Unidos contra o Coronavírus”, a campanha concede o Selo Amigo da FPA às pessoas e empresas que colaborarem com essa importante causa.   Os materiais necessários para o auxílio no manejo dos pacientes e funcionários são água sanitária, álcool gel 70%, bucha de pia dupla face, detergente líquido, esponja de aço, Hipoclorito 12%, inseticida aerossol, luvas de limpeza, papel higiênico, papel toalha, sabonete líquido, saco de algodão cru para pano de chão, saco de lixo, máscara cirúrgica branca descartável, máscara N95 ou PFF2, touca descartável, óculos de proteção individual, protetor fácil de acrílico, avental descartável impermeável de manga longa, macacão de manga longa com capuz descartável impermeável, caixas de luva nitrílica descartável de cano longo, caixas de luvas de procedimento, pares de propé, pares de bota descartável impermeável de cano longo, pares de bota de PVC de cano longo, entre outros. O valor estimado de todo o material, inclusive com os leitos adicionais criados para tratar o novo coronavírus, é de 3 milhões de reais mensais.   Se você quiser fazer parte dos Amigos da Fundação Padre Albino a ajudar salvar vidas e combater o coronavírus acesse www.fundacaopadrealbino.org.br, clique no banner da campanha e faça sua doação a partir de R$ 20 por PagSeguro ou depósito bancário ou entre em contato pelo 17 3311-3365 ou 99789-8343 para doações de insumos.   “A sua ajuda é muito importante neste momento. Estamos travando uma batalha pela vida. A primeira medida preventiva, que é a de ficar em casa, a população já está tomando; agora temos que tratar os pacientes suspeitos e contaminados, garantindo a saúde dos profissionais das diversas áreas que estão na linha de frente atuando no atendimento e manejo dos pacientes, na limpeza e desinfecção, no transporte, na alimentação e na manutenção dos hospitais da Fundação Padre Albino para que tenhamos o melhor desempenho e  bons resultados nesse combate. Estamos prontos para o enfrentamento, mas precisamos da ajuda das pessoas para pagar o material necessário para o tratamento”, afirmou o presidente da Diretoria Executiva da Fundação Padre Albino, Reginaldo Donizeti Lopes.
Fundação Padre Albino
Publicado em 02/04/2020 por Marcella Milani

EM TEMPOS DE PANDEMIA, DOCENTE DA UNIFIPA DÁ DICAS SOBRE DIETA

A disseminação do coronavírus (COVID-19) é uma preocupação global e torna-se essencial a adoção das medidas preventivas e protetivas indicadas pelo Ministério da Saúde.   De acordo com a Profa. Me. Maria Angela Figueiredo Tuma, docente de Nutrição nos cursos de Educação Física, Medicina e Enfermagem da UNIFIPA, não existem protocolos técnicos nem evidências científicas que sustentem alegações de dietas ou alimentos milagrosos. “Certamente, uma alimentação rica em micronutrientes (minerais e vitaminas) associada a substâncias bioativas (não nutrientes) presentes em alimentos que possuem atividade de redução do risco de doenças, se utilizados de forma habitual, podem condicionar um sistema imunológico mais eficiente, com menor risco de doenças”, disse Maria Angela. Ela lembra que um único alimento/nutriente não tem esse efeito e sim é preciso ter alimentação equilibrada e estilo de vida saudável!   De acordo com Profa. Maria Angela, alguns nutrientes podem dar suporte à nossa imunidade e informa quais são, inclusive ressalta que devem fazer parte do nosso prato:   - Vitamina D: peixes e ovos;   - Vitamina E: azeite de oliva extra virgem, castanhas, avelã, semente de girassol, abacate;   - Vitamina A: cenoura, batata doce, folhas de brócolis, manga e couve;   - Vitamina C: a falta dela contribui para quadros de infecções respiratórias. São alimentos ricos o kiwi, goiaba, brócolis, frutas cítricas, frutas vermelhas, talos da couve, salsa. 100 ml de suco de laranja pera fornece 73,30 mg de ácido ascórbico, sendo que a orientação é ingerir diariamente 75 mg, no caso das mulheres, e 90 mg, homens.   - Zinco: sementes, castanhas, amêndoas, cereais integrais, casca da tangerina;   - Ômega-3: peixes, castanhas, amêndoas, nozes, sementes, beldroega;   - Compostos bioativos (antioxidantes e anti-inflamatórios): frutas, verduras, legumes e sementes em geral;   - Prebióticos (cebola, alho, farinha de banana verde, batata doce, batata yacon) e fibras (cereais integrais, frutas, verduras, legumes, sementes) para a saúde do intestino;   - Ervas e especiarias: chá verde, gengibre, cúrcuma, alho.   Por fim, Profa. Maria Angela diz que também é fundamental a boa hidratação. “Não é o momento de dietas restritivas; utilize bons cereais integrais (raízes, legumes e frutas); evite alimentos industrializados; coma comida de DEUS”, recomenda, acrescentando que é importante ter bom sono, intestino saudável e atividade física regular!  Foto: Profa. Maria Angela Figueiredo Tuma
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 31/03/2020 por Mauro Assi

52 ANOS DE FUNDAÇÃO PADRE ALBINO

Em 27 de março de 1968 nascia a Fundação Padre Albino. Hoje, com 52 anos, emprega mais de 2.200 funcionários em suas nove Unidades de Negócio: Hospital Padre Albino, Hospital Emílio Carlos, Hospital de Câncer de Catanduva, Gestão do Ambulatório Médico de Especialidades, Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, Colégio Catanduva, Centro Cultural Padre Albino e Recanto Monsenhor Albino, além de ter vínculo com a operadora de plano de saúde Associação Padre Albino Saúde. Assista ao vídeo institucional da FPA: https://www.youtube.com/watch?v=tmnBqlrhegE
Fundação Padre Albino
Publicado em 27/03/2020 por Marcella Milani

COVID 19 - UNIFIPA EMITE COMUNICADO

COMUNICADO Nº 1/2020 – COVID-UNIFIPA  Tendo em vista o Comunicado SEMESP (1) de 14 de março de 2020, em função da recomendação do Governo do Estado de São Paulo, utilizando-se para tanto dos critérios do Parecer CNE/CEB nº 19/2009 ou, alternativamente, da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019, sobre a adoção da modalidade EAD na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais. Sugere-se que, durante esse período de crise, sejam cancelados quaisquer tipos de eventos que resultem na aglomeração física de pessoas e, ao mesmo tempo, seja reforçada a utilização de recursos tecnológicos através do ambiente virtual de aprendizagem – AVA UNIFIPA, como forma de registro das atividades e de atenuar os prejuízos à continuidade das atividades letivas, devendo ser aplicados planos de aulas remotas como sugerido em cumprimento à Portaria MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Fica determinado: a)    Suspensão ou adiamento dos eventos científicos, culturais e desportivos, assim como as atividades em bibliotecas e salas de estudo, visitas externas, como a museus, e a utilização da infraestrutura cultural e esportiva da instituição, como anfiteatros, ginásios e salas de projeção; b)    Suspensão ou adiamento de todas as deslocações profissionais ou acadêmicas nacionais ou internacionais; c)    Substituição do atendimento das cantinas para oferta de serviço exclusivo de “take-away” (compra e retirada – “para levar”), evitando a abertura dos espaços comuns; d)    Implementação de programas de desmaterialização e digitalização de processos, a fim de diminuir e evitar contatos pessoais, como os atendimentos na secretaria acadêmica. e)    Identificação dos grupos mais vulneráveis para implementação de “home office”, conforme orientação Serviço de Medicina do Trabalho da Fundação Padre Albino. f)     Higienização com maior frequência dos locais onde há maior risco de transmissão do vírus, tais como bebedouros e banheiros, bem como disponibilização de álcool gel em todos os locais de trânsito de alunos e funcionários. g)    Elaboração de um amplo e abrangente plano de comunicação, para conscientização sobre a prevenção e segurança de toda a comunidade acadêmica. Em reunião realizada na data de hoje o Comitê COVID-UNIFIPA deliberou, a partir de 17 de março de 2020, que segue: 1.    GRADUAÇÃO 1.1 – Cursos da área de saúde a)    Curso de Enfermagem: Para os alunos do 1º e 2º séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. Para os alunos da 3ª e 4ª séries as atividades práticas (ensino clínico e estágios supervisionados) serão mantidas. As atividades teóricas estão suspensas por 15 dias. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. b)    Curso de Medicina: Todas as atividades para os alunos da 1ª e 2ª séries estão suspensas por tempo indeterminado. Para os alunos da 3ª e 4ª séries as atividades práticas (ambulatórios e atividades nas unidades de saúdes) estão mantidas. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades. Para os alunos da 5ª e 6ª séries as atividades estão mantidas, cabendo ao Colegiado do Curso e a Comissão de Internato discutir as devidas adequações. c)    Curso de Biomedicina: Para os alunos da 1ª e 2ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. Para os alunos da 3ª e 4ª séries as atividades práticas (ensino clínico e estágios supervisionados) serão mantidas. As atividades teóricas estão suspensas por 15 dias. O Colegiado de Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. d)    Curso de Farmácia: Para os alunos da 1ª e 2ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado de Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. 1.2 – Cursos das áreas de humanas a)    Curso de Educação Física (bacharelado e licenciatura): Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. b)    Curso de Direito: Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. c)    Curso de Administração: Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. d)    Curso de Pedagogia: Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. 1.3 – Curso da área de exatas a)     Curso de Engenharia Agronômica: Para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas.   2.    ESTÁGIOS INTERNACIONAIS: Estão suspensos para os nossos alunos de graduação e para o recebimento de intercambistas.   3.    CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA DOS INGRESSANTES: Mantida as atividades normais.   4.    RESIDÊNCIAS MÉDICAS E APRIMORAMENTOS: As atividades práticas e plantões estão mantidos. As atividades teóricas estão suspensas podendo ser realizadas por meio remoto ou repostas quando possível.   5.    CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: Aulas presenciais estão suspensas. As pesquisas devem ser mantidas. Todos os alunos que se encontram no exterior estão sendo acompanhados pelos coordenadores e deverão seguir as orientações da vigilância sanitária quando do seu retorno.   6.    ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: Estão mantidas. Devendo ser observadas as informações prestadas pelo setor de Recursos Humanos da Fundação Padre Albino.   7.    ORIENTAÇÕES GERAIS: Todos os eventos devem ser adiados. As atividades desenvolvidas nos hospitais de ensino e nos serviços de saúde do município estão subordinadas ao modo de funcionamento destes equipamentos e podem sofrer mudanças ao longo do tempo. As deliberações do COVID-UNIFIPA estarão alinhadas com as determinações destes serviços. Todos que estejam desenvolvendo atividades nos serviços de saúde devem seguir as recomendações da Vigilância Sanitária para os profissionais de saúde.   8.    BIBLIOTECA: As bibliotecas ficarão com horário reduzido de atendimento à comunidade das 10h às 16h, apenas para retirada e devolução do acervo.   9.    SERVIÇO DE FOTOCÓPIA: o serviço de fotocópia ficará com horário reduzido de atendimento à comunidade das 10h às 16h.   10. CENTROS ACADÊMICOS E ATLÉTICAS: estão suspensas todas as atividades por tempo indeterminado.   11. RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS: terão os atendimentos mantidos.   O Comitê COVID-UNIFIPA estará em regime de reunião permanente para responder o mais prontamente possível às mudanças de cenário. Na presente reunião foi definido o Fator de resposta considerando o risco definido pelo ECDC (2) risco nível 0 (zero - situação sem casos identificados na UNIFIPA, mas casos identificados e/ou transmissão no Brasil) tendo como resposta a vigilância.   COVID-UNIFIPA Catanduva, 16 de março de 2020.     Mag. Nelson Jimenes Reitor Centro Universitário Padre Albino     Profª. Drª. Maria Cláudia Parro Pró-Reitoria Acadêmica e de Graduação Centro Universitário Padre Albino (1) SEMESP -Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. (2) Europaen Centre for Disease Prevention and Control.Outbreak of novel coronavirus diseases 2019(COVID-19); increased transmission globally – fifth update, 2 march 2020.ECDC; 2020.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 16/03/2020 por Mauro Assi

CORONAVÍRUS UNIFIPA: FAKE NEWS

A UNIFIPA informa que a nota que está circulando informando sobre caso de Coronavírus na instituição é Fake News. Nota semelhante está sendo postada com nomes de outras instituições de ensino.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 13/03/2020 por Marcella Milani

SÍNDROME DE DOWN: UNIFIPA REALIZA CAMPANHA NA APAE DE CATANDUVA

            Com o slogan “Não deixe ninguém para trás”, a UNIFIPA realizou a campanha Cromossomo do Amor na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Catanduva neste dia 10 de março. Foram desenvolvidas atividades de aferição de pressão arterial, frequência cardíaca, peso, estatura, glicemia, reflexos neurológicos e atividades culturais e esportivas com cerca de 120 alunos presentes naquela instituição.             “O objetivo da ação é lembrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, e promover a inclusão, além das atividades de extensão dos cursos de Medicina, Biomedicina e Educação Física”, destacou a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Nilce Barril, ressaltando que “a UNIFIPA é única instituição do Noroeste Paulista que realiza o evento na APAE para comemorar a data e isso acontece há mais de 15 anos”.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 12/03/2020 por Mauro Assi

PROJETO DNA: UNIFIPA MINISTRA TREINAMENTO PARA ALUNOS INGRESSANTES

               Neste dia 11 de março, às 17h00, a Profa. Dra. Giovana Gonçalves Vidotti ministrou aula sobre DNA e paternidade para os 12 alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Biomedicina da UNIFIPA que participarão do Projeto DNA em 2020. Em seguida, no Laboratório de Enfermagem, a responsável pelo projeto, Profa. Dra. Maristela Magri, realizou o treinamento prático com os alunos, com orientações sobre coleta de material biológico para o exame de DNA.             De acordo com a Profa. Maristela, o treinamento teve o objetivo de preparar os acadêmicos para a coleta do material biológico, de modo a seguir as normas de biossegurança com relação ao destino adequado ao resíduo gerado durante a coleta, oferecer a eles formação em saúde pautada no princípio de responsabilidade social, imergindo na problemática social relativa aos direitos civis relacionados à paternidade, e estimular a formação com conhecimento e preparo para atuação no mercado de trabalho.             A Profa. Maristela informa, ainda, que o Projeto Institucional DNA da UNIFIPA iniciou suas atividades a partir da inauguração, em 24 de julho de 2015, da Unidade Descentralizada das Perícias de DNA, que está alocada no CEJUSC. “As coletas ocorrem uma vez por mês e o material biológico é enviado ao Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) para realização do exame”, acrescenta ela. “Os cidadãos podem buscar o serviço de coleta de DNA, para confirmar ou negar paternidade, através da via judicial, por meio de um advogado que ingressará com ação judicial (processual) indo até a Defensoria Pública/OAB para nomeação de advogado ou constituindo advogado particular; também podem buscar o CEJUSC Pré-Processual”, finaliza Profa. Maristela.    
Enfermagem
Publicado em 12/03/2020 por Mauro Assi

TROTE SOLIDÁRIO DA MEDICINA BENEFICIARÁ 120 FAMÍLIAS

             O Grupo de Ajuda Comunitária (GAC) do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA promoveu, no dia 07 de março, o Trote Solidário, com arrecadação de alimentos, roupas, calçados, brinquedos e livros. Com os itens arrecadados, os alunos montaram 120 cestas que beneficiarão o equivalente em famílias. A atividade teve o objetivo de manter uma tradição, que é o trote, com cunho solidário, além da integração entre os alunos, que saíram do Campus Sede para a coleta dos itens, casa a casa, em cerca de 27 bairros de Catanduva.             Cerca de 170 alunos participaram do Trote Solidário, que irá beneficiar famílias carentes selecionadas por setores da Saúde e Assistência Social da Prefeitura de Catanduva.      
Medicina
Publicado em 09/03/2020 por Mauro Assi

LINHA DO TEMPO DE PADRE ALBINO NO PORTAL DA FUNDAÇÃO

             A vida e obra de Padre Albino, resumidas em Linha do Tempo, estão disponíveis no portal da Fundação Padre Albino, acessível através do endereço http://www.fundacaopadrealbino.org.br, na parte inferior direita.             A linha do tempo começa em 1882 com o nascimento de Albino Alves da Cunha e Silva em Portugal, passando por sua chegada a Catanduva, em 1918, suas obras, seu falecimento, em 1973, e a continuidade de seu trabalho, através dos membros do Conselho de Curadores, até 2019, com a inauguração do Serviço de Radioterapia.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 04/03/2020 por Mauro Assi

NOVOS MÉDICOS RESIDENTES INICIAM ATENDIMENTO NO HPA E HEC

         De 02 a 04 de março foram recepcionados os novos 70 médicos residentes do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA/FAMECA que vão atuar nos hospitais Padre Albino (HPA) e Emílio Carlos (HEC).             No primeiro dia os residentes foram apresentados ao regimento da COREME (Comissão de Residência Médica) pelo seu coordenador, Dr. Eduardo Marques, e aos projetos PROADI – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, pela enfermeira Maria Cláudia Piccolo Barbosa; Lean nas Emergências, pelo diretor técnico do Hospital Padre Albino (HPA), Dr. Luís Fernando Colla; Certificação Selo Amigo do Idoso, pela enfermeira Aline Pereira, e Certificação Selo Amigo da Criança, pela enfermeira Aline de Poli. Ao final participaram de tour pelos hospitais.             No segundo dia de integração foram apresentados aos formulários institucionais, ao Projeto de Humanização, pelo enfermeiro Jefferson Cavalganti, orientados sobre Comunicações de más notícias, pela médica Mariana Ramires, e Conceitos gerais sobre a segurança da informação, com o supervisor de T.I., Diego Morroni,  além de aula prática sobre o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), pelo diretor técnico do HPA, Dr. Luís Fernando Colla, e Declaração de Óbito (DO), atestado e documentação médica, pelo Dr. Emil Tannous Elias.             Já no dia 4 de março, os novos residentes foram orientados sobre Segurança do Paciente, pela enfermeira Ana Laura R. Flores; sobre o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, pelo infectologista Arlindo Schiesari; Aspectos jurídicos relacionados à atividade médica, pelo advogado Márcio Zerbinatti; Alta Qualificada, pelos enfermeiros Leandro Martins e Vanessa Gila; Agência Transfusional, pela enfermeira Débora P. Ribas Diniz; Hotelaria, pela enfermeira Juliana Fachin; Assistência Farmacêutica, pelos farmacêuticos Lívia M. E. S. Stopa e Belmiro Morgado, e sobre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, pelo engenheiro de Segurança do Trabalho Rodrigo Manzoni.             Dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Acre, os residentes foram selecionados em processo seletivo da Secretaria de Estado da Saúde para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS) e vão integrar as residências de Clínica Médica, Cirurgia Básica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia, Anestesia, Radiologia, Cirurgia Plástica, Psiquiatria e Medicina de Família e por meio de processo seletivo institucional para atuarem em Medicina Intensiva Adulta, Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatologia.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 04/03/2020 por Mauro Assi

PROJETO FARMÁCIA VIVA UNIFIPA VAI PRODUZIR PLANTAS MEDICINAIS PARA A POPULAÇÃO

         O Projeto Farmácia Viva do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, desenvolvido pelos cursos de Biomedicina, Farmácia e Engenharia Agronômica, visa fornecer à população informações e acesso correto às plantas medicinais, através da criação do horto (cultivo), processamento (secagem e fragmentação) e elaboração das formas farmacêuticas previstas no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira e no RENISUS (Lista de Plantas Medicinais do SUS).             Segundo a coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, o projeto da UNIFIPA foi inspirado no projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir dos ideais do Prof. Dr. Francisco José de Abreu Matos de promover a assistência social farmacoterapeutica às comunidades, baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).             “As espécies selecionadas a partir do Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira e do RENISUS serão cultivadas (mudas ou sementes) no Horto de Plantas Medicinais da UNIFIPA, em parceria com o curso de Agronomia, onde serão realizadas também as etapas de secagem e fragmentação das plantas, obtendo-se as drogas vegetais. Em seguida, as drogas vegetais e os extratos obtidos serão analisados nos laboratórios Multidisciplinares I e II e de Microbiologia da UNIFIPA, de acordo com a RDC 18/2013, que estabelece as Boas Práticas em Farmácias Vivas, em parceria com a Liga Acadêmica de Plantas Medicinais e Fitoterapia e Liga Acadêmica de Farmácia. Após, serão elaboradas as formulações fitoterápicas de acordo com o Formulário Nacional e de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira (tinturas, extratos glicólicos, xaropes, cremes, géis e pomadas) e com as dosagens estabelecidas no Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira pelo Curso de Farmácia”, explicou Profa. Andreia.             O Horto de Plantas Medicinais da UNIFIPA está em processo de implantação, por meio da parceria dos cursos com o curso de Engenharia Agronômica. O local já está em processo de construção ao lado da Unidade Didática e de Pesquisas Experimentais (UDPE) no Campus Sede, onde está sendo feito o Jardim de Plantas Medicinais e o Horto de Plantas Medicinais, respectivamente.  
AgronomiaBiomedicinaFarmácia
Publicado em 03/03/2020 por Mauro Assi

FUNDAÇÃO PADRE ALBINO INICIA INTEGRAÇÃO DE MÉDICOS RESIDENTES

              Neste dia 02 de março, os hospitais da Fundação Padre Albino (FPA), Padre Albino e Emílio Carlos, iniciaram a integração dos Médicos Residentes do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA/FAMECA), com recepção no Anfiteatro Padre Albino, a partir das 8h00.             Os novos Residentes foram apresentados ao Regimento da COREME (Comissão de Residência Médica) pelo seu coordenador, Dr. Eduardo Marques, e aos projetos PROADI – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, pela enfermeira Maria Cláudia Piccolo Barbosa; Lean nas Emergências, pelo diretor técnico do HPA, Dr. Luís Fernando Colla; Certificação Selo Amigo do Idoso, pela enfermeira Aline Pereira, e Certificação Selo Amigo da Criança, pela enfermeira Aline de Poli. Ao final os novos médicos residentes participaram de tour pelo HEC e HPA.             A programação da integração terá continuidade nesta terça e quarta-feira (3 e 4 de março) com profissionais de diferentes áreas da Fundação Padre Albino, que abordarão temáticas variadas sobre o funcionamento dos hospitais.    
Fundação Padre Albino
Publicado em 02/03/2020 por Mauro Assi

TRABALHO DO CURSO DE MEDICINA SERÁ APRESENTADO EM CONGRESSO EM PARIS

            Dra. Eliana acredita que em função desta publicação foi chamada para, até agora, três eventos internacionais - em Singapura, Barcelona e Paris. Ela informou que esse trabalho foi uma iniciação científica, que começou em 2015 e foi finalizada em 2020, com o aceite para publicação nessa famosa revista americana em setembro de 2019 e publicado na edição de janeiro passado.             A docente do curso de Medicina da UNIFIPA, Dra. Eliana Meire Melhado, foi convidada e aceitou ser virtual speaker no Congresso Europeu de Neurologia e Neurocirurgia que será realizado em Paris, França, dias 26 e 27 de março próximo. Ela vai ministrar aula sobre o tema Allodynia in Menstrually related Migraine, artigo publicado em janeiro deste ano na revista americana Headache.              “Não pude aceitar ir a nenhum dos três eventos, pois havia problemas de datas (ano letivo etc), custos e logística, até que o Congresso de Paris fez a proposta para que eu fosse virtual speaker; foi quando aceitei o desafio”, explica a neurologista. A palestra será exibida dia 27.             Realizado no curso de Medicina da UNIFIPA, o trabalho foi orientado por Dra. Eliana, com coautoria de acadêmicos e a colaboração de dois neurologistas brasileiros, Dr. Mário Peres e Dr. Arão Belintardo. Allodynia in Menstrually Related Migraine: Score Assessment by Allodynia Symptom Checklist (ASC-12) tem como autores Eliana Meire Melhado, PhD; Hýkaro Leonelli Thiers Rister, MD; Débora Renata Galego, MD;  Arão Belitardo de Oliveira, PhD; Isadora Abib Buttarello, MD; Inaê Silveira Belucio, MD;  Juliana Maria Oliveira Marcos, MD; Maria Luiza Tonhá Xavier, MD;  Mário Fernando Prieto Peres, MD, PhD. Foto: Dra. Eliana Melhado.
Medicina
Publicado em 27/02/2020 por Mauro Assi

SALA EXTRA DIVULGA LISTA DOS APROVADOS EM 2020

              O cursinho pré-vestibular “Sala Extra”, desenvolvido pelos alunos do curso de Medicina do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA/FAMECA), divulgou a lista dos aprovados no vestibulinho 2020. A prova aconteceu no dia 15 de fevereiro, às 14 horas, na UNIFIPA, na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema, em Catanduva.             A lista dos aprovados está disponível no Instagram do Sala Extra, no @salaextracursinho, e no site da UNIFIPA  no link http://www.webfipa.net/facfipa/salaextra/. A matrícula da 1ª chamada será nos dias 17 e 18 de Fevereiro, das 19 às 21h, na sala de aula A7  na UNIFIPA. No ato da matrícula o candidato deverá ter em mãos o original e uma cópia (xerox) dos seguintes documentos: RG e CPF;  comprovante de matrícula do Ensino Médio, se o candidato estiver cursando, ou Certificado de Conclusão, se já concluiu, e os candidatos que tenham bolsa integral em escola particular deverão apresentar no dia da matricula documento comprovando a mesma.    
Medicina
Publicado em 17/02/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA RECEPCIONA ALUNOS PARA INÍCIO DO ANO LETIVO

          O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) recepcionou, no dia 03 de fevereiro último, em três períodos, 720 alunos para início do ano letivo de 2020. Alunos do curso de Medicina no período da manhã e à tarde alunos do 5º e 6º anos  e no período noturno para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia.             No período da manhã, os alunos do 1º ano do curso de Medicina foram recepcionados pelo reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, a diretora de Educação da Fundação Padre Albino (FPA), Cristiane Procópio de Oliveira, a pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Ana Paula Girol e pelo coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Jorge Luís Valiatti. Em seguida, a Profa. Esp. Alda Nascimento Batista fez uma apresentação sobre Libras e o Prof. Dr. Ayder Anselmo Gomes Vivi ministrou palestra motivacional para os novos alunos. Para encerrar as atividades, na Sala de Ginástica e Lutas do Complexo Esportivo da UNIFIPA apresentação de violoncelo e violino com os musicistas Misael Pereira Salustiano e Ana Clara, que mostraram um repertório do clássico ao popular.             No período da tarde, no Anfiteatro Padre Albino, os alunos do 5º e 6º anos de Medicina foram recepcionados pelo reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, pela diretora de Educação, Cristiane Procópio de Oliveira, pela pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, pela diretora da Saúde e Assistência Social da FPA, Renata Rocha Bugatti, pelo diretor técnico do Hospital Padre Albino (HPA), Dr. Luís Fernando Colla da Silva, pelo diretor técnico do Hospital Emílio Carlos (HEC), Dr. Jussemar Roces Rios, e pelo coordenador do Internato, Prof. Me. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga.             No período noturno, no Campus São Francisco, para os cursos de Administração e Direito, houve apresentação de violoncelo e violino com os musicistas Misael Pereira Salustiano e Ana Clara. Para o curso de Administração, o coordenador do curso Prof. Me. Antônio Agide Mota Júnior proporcionou a palestra com o egresso Luís Francisco Santana, consultor empresarial, professor e sócio proprietário do Átomo (Instituto de Desenvolvimento Humano e Organizacional). Já para o curso de Direito, o coordenador Prof. Dr. Luís Antônio Rossi desejou boas-vindas para os ingressantes no 1º ano.             No Campus Sede, na quadra do Complexo Esportivo da UNIFIPA, os alunos foram recebidos pelo reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, pela diretora de Educação Cristiane Procópio de Oliveira, pela pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, pela coordenadora do curso de Biomedicina, Profa. Dra. Ana Paula Girol, pelo coordenador do curso de Educação Física Bacharelado, Prof. Me. Igor Augusto Braz, pelo coordenador do curso de Educação Física Licenciatura, Prof. Esp. José Cione Neto, pela coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Luciana Braz de Oliveira Paes, pelo coordenador do curso de Engenharia Agronômica, Prof. Dr. João Paulo Ferreira, pela coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno e pela coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Silene Fontana.             Na sequência, apresentação da Cia Jovem Alexandre Mendes Ballet, com a participação de oito bailarinos, seguida de alongamento com a Profa. Júlia Faria, aluna do curso de Medicina da UNIFIPA, que desenvolve o projeto Yoga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP). Para finalizar a noite, show musical da dupla João Felix e Júnior. Foto: Profa. Ana Paula, ao fundo, com aluna de projeto de pesquisa.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/02/2020 por Mauro Assi

ACADEMIA DA UNIFIPA RETOMA ATIVIDADES NO DIA 3 DE FEVEREIRO

A academia do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) retoma as atividades neste dia 3 de fevereiro. Atualmente, a academia oferece programas de exercícios físicos de musculação em variados horários. As matrículas estão abertas para funcionários da Fundação Padre Albino (FPA) e alunos da UNIFIPA; há vagas disponíveis em apenas alguns horários.             O horário de funcionamento é das 10 às 14 horas e das 15 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. “Quem preferir tirar algumas dúvidas previamente pode ligar no ramal 3517 da academia, a partir de segunda-feira (3). Em março abriremos as turmas de treinamento, que ainda não foram definidas”, explicou o coordenador do curso de Educação Física Bacharelado, Prof. Me. Igor Augusto Braz.  
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - Bacharelado
Publicado em 31/01/2020 por Mauro Assi

UM MUNDO BEM MELHOR

             A Fundação Padre Albino realizou no dia 21 de dezembro último, no complexo esportivo da UNIFIPA, a sua festa de confraternização de 2019. A festa proporcionou duas surpresas que emocionaram a todos.             A primeira foi um flash mob feito pelo grupo Sobrado Verde, interpretando a versão da música “Um mundo bem melhor”, que fala de amor, sonhos, união. Aos poucos, os funcionários foram entendendo o que estava acontecendo e integrando-se à ação. De mãos dadas fizeram uma grande roda, envolvendo os quatro integrantes do Sobrado Verde, batendo palmas e erguendo as mãos, formando um grande coro. Veja como foi pelo link https://www.youtube.com/watch?v=HH4WZTFWr58    
Fundação Padre Albino
Publicado em 16/01/2020 por Mauro Assi

FUNDAÇÃO PADRE ALBINO PROFISSIONALIZA SUA GESTÃO

            O processo começou em 2012 e como disse o então presidente do Conselho de Administração, Dr. Antonio Hercules, “é preciso um novo modelo de governança, que seja menos individualista e concentrado e mais moderno, transparente, que traga mais segurança e que responda aos anseios de todos os envolvidos, inclusive da nossa comunidade que dela se serve”.             Após sete anos e muitas gestões da Diretoria Administrativa, à frente Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, em 1º de janeiro último foi empossada a nova Diretoria Executiva da Fundação Padre Albino, constituída por funcionários de carreira e com longa experiência administrativa: Reginaldo Donizeti Lopes, Diretor Presidente; Heliton Wagner Benetelli, Diretor Administrativo e Financeiro; Renata Aparecida Rocha Bugatti, Diretora de Saúde e Assistência Social, e Cristiane da Silva Procópio de Oliveira, Diretora de Educação.             Além da nova Diretoria Executiva foram eleitos o Dr. Antonio Hercules para a presidência do Conselho de Curadores e o Dr. José Carlos Rodrigues Amarante para presidência do Conselho de Administração. Diretor Presidente                        Formado em Ciências Contábeis pelas Faculdades ASSER de São Carlos, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e participação no Programa de Desenvolvimento de Empreendedores, Executivos e Acionistas pelo Babson Executive Education em Boston Estados Unidos, Reginaldo Lopes, como executivo, possui mais de 30 anos de experiência.             Atuou em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos automotivo, farmacêutico e de serviços, na área de Auditoria, Controladoria e Contabilidade, dentre elas KPMG, Fresenius Kabi Brasil, Fresenius Kabi Argentina (Buenos Aires), Kongsberg Automotive, TRW Automotive e está há sete anos na Fundação Padre Albino.   Foto: Reginaldo Lopes, presidente da Diretoria Executiva da Fundação.            
Fundação Padre Albino
Publicado em 10/01/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA PROMOVE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DA BIOMEDICINA

            No dia 8 de janeiro, às 19h00, no Maison Ge-Vera, a UNIFIPA realizou solenidade de colação de grau da 5ª Turma do curso de Biomedicina. A cerimônia reuniu 33 formandos e teve como Paraninfo o Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves  e como Patronesse a Profa. Dra. Nathália Maciel Maniezzo Stuchi.             A mesa solene de formatura foi composta pela Diretora de Educação da Fundação Padre Albino (FPA), Cristiane Valéria da Silva Procópio de Oliveira, representando o reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, a coordenadora do curso de Biomedicina, Profa. Dra. Ana Paula Girol, o vice-presidente do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM-1) 1ª Região, Dr. Wilson de Almeida Siqueira, patronesse da turma, Prof. Dra. Nathália Maciel Maniezzo Stuchi, paraninfo da turma, Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves, os professores homenageados, Profa. Dra. Letícia Schiave e Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, e a funcionária homenageada Marli Nascimento Gama.    
Biomedicina
Publicado em 09/01/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SEU VESTIBULAR AGENDADO 2020

             A UNIFIPA está com inscrições abertas para o Vestibular Agendado 2020 através do site www.unifipa.com.br/vestibular para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. As inscrições são gratuitas e o candidato poderá agendar a prova, que será digital, no Campus Sede da UNIFIPA, escolhendo o melhor dia e horário. O candidato terá acesso ao resultado no mesmo dia, em até duas horas após a prova, acessando o site www.vestibularonline.com.br e também através de seu e-mail.             A prova terá 40 questões de Conhecimentos Gerais, de múltipla escolha, divididas em Português, História, Geografia, Biologia, Matemática, Química e Física e Redação em Língua Portuguesa. O candidato será considerado classificado se alcançar nota mínima 2 (dois) na Redação e pontuação diferente de zero em Conhecimentos Gerais e poderá requerer remanejamento de sua matrícula para outro curso do Unificado, desde que haja disponibilidade de vaga para o curso pretendido.             Para este Processo Seletivo a UNIFIPA aderiu ao PROUNI (Programa Universidade para Todos). Mais informações no Edital através do site http://www.unifipa.com.br    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 06/01/2020 por Mauro Assi

CURSO DE MEDICINA FAZ DOAÇÃO AO HCC

                O coordenador do curso de Medicina da UNIFIPA, Dr. Jorge Valiatti, entregou neste dia 27 de dezembro ao presidente da Diretoria Administrativa da Fundação, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, R$ 15.000,00 para o Hospital de Câncer de Catanduva (HCC). O valor é o saldo do jantar comemorativo dos 50 anos da Medicina/FAMECA realizado dia 12 de outubro.             “Minha intenção era, se houvesse saldo, doar ao HCC. Os ex-alunos aderiram ao jantar, que foi um sucesso, o que possibilitou a doação”, disse Dr. Valiatti.  
Medicina
Publicado em 27/12/2019 por Mauro Assi

PADRE ALBINO DÁ RECADO AOS FUNCIONÁRIOS DA FUNDAÇÃO

         A Fundação Padre Albino realizou no dia 21 de dezembro último a sua festa de confraternização de 2019, que proporcionou surpresas emocionantes. O funcionário do AME Willian Lima, vestido de Padre Albino, entrou na quadra em cadeira de rodas, conduzido pela funcionária Eliane Zirondi, do “Emílio Carlos”.             De bengala e passos lentos, no centro da quadra, ele cumprimentou a todos deu um recado aos funcionários. Veja através do link https://youtu.be/Sboa4uTbCQE
Fundação Padre Albino
Publicado em 26/12/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA PROMOVE SOLENIDADE COLAÇÃO DE GRAU DA MEDICINA

             Neste dia 9 de dezembro, a UNIFIPA promoveu, no Campus Sede, sessão solene de colação de grau da 45ª turma do curso de Medicina, com 63 alunos. A turma recebeu o nome do Dr. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga, sendo paraninfa a Dra. Daniela Wicher Sestito e o patrono o Dr. Ricardo Domingos Delduque.             A formanda Natália Mucare proferiu o juramento de Hipócrates. Emocionado, o coordenador do curso de Medicina, Dr. Jorge Luís dos Santos Valiatti, parabenizou os novos médicos pelo fechamento de um ciclo e início de uma nova jornada com a Residência Médica.    
Medicina
Publicado em 11/12/2019 por Mauro Assi

ALUNOS REALIZAM ATIVIDADE SOBRE SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

          No dia 23 de novembro, os alunos do 3º ano do curso de Biomedicina da UNIFIPA realizaram atividade de conscientização e informação sobre sustentabilidade e meio ambiente com distribuição de mudas na Praça Monsenhor Albino. Os alunos também orientaram sobre reaproveitamento de materiais plásticos e da água de chuva para a população que passava pela praça.             O evento foi organizado pela Profa. Dra. Márcia dos Santos Cavazzana, da disciplina Ciências Ambientais.    
Biomedicina
Publicado em 02/12/2019 por Mauro Assi

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA RADIOTERAPIA É TEMA DE PALESTRA PARA ALUNOS

           Os alunos do curso de Biomedicina da UNIFIPA assistiram palestra sobre “Princípios básicos da radioterapia” ministrada pelo biomédico José Eduardo Lopes, no dia 21 de novembro.             De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Dra. Ana Paula Girol, a Imagenologia é uma das habilitações do biomédico e o curso de Biomedicina oferta a possibilidade de realização de estágio supervisionado nessa área aos graduandos. “Por isso, a palestra proferida por especialista na área é importante para passar informações aos alunos interessados”, explicou a coordenadora.    
Biomedicina
Publicado em 02/12/2019 por Mauro Assi

DOCENTE MINISTRA PALESTRA SOBRE CÂNCER DE PRÓSTATA

           No dia 22 de novembro, o Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves, docente do curso de Biomedicina da UNIFIPA, ministrou palestra sobre câncer de próstata para os funcionários da empresa Cotave. O professor falou sobre a importância da saúde do homem, prevenção do câncer de próstata, exame de PSA, toque retal e hábitos de vida saudáveis.                A palestra foi atividade do Novembro Azul.    
Biomedicina
Publicado em 02/12/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DO 4º ANO FAZEM O EXAME OSCE

         Os alunos do 4º ano do curso de Biomedicina da UNIFIPA fizeram no dia 27 de novembro o exame Objective Structured Clinical Examination (OSCE), também conhecido como Avaliação Clínica Objetivamente Estruturada ou Avaliação Objetiva e Estruturada, baseada em estações.             De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Dra. Ana Paula Girol, as estações simularam atividades reais para avaliar habilidades em  procedimentos laboratoriais de coleta de sangue, análises microbiológicas e parasitológicas, seleção de exames para análises bioquímicas, diagnósticos de citologia oncótica, molecular e de genética. "Os alunos também foram avaliados sobre conhecimentos de Bioética e quanto à comunicação verbal", completou ela.    
Biomedicina
Publicado em 29/11/2019 por Mauro Assi

ALUNOS REALIZAM AÇÃO SOBRE O NOVEMBRO AZUL EM EMPRESAS

            Os alunos do 1º e 2º anos do curso de Medicina da UNIFIPA realizaram ações preventivas sobre o Novembro Azul nas empresa Vitalex e Brumau. Eles falaram sobre a importância da saúde do homem, prevenção do câncer de próstata, exame de PSA, toque retal e hábitos de vida saudáveis, além de teste de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, pulso, respiração, temperatura, Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal.             No dia 21 de novembro, na Vitalex, foram atendidas 30 pessoas, na faixa etária de 40 a 70 anos, que coletaram sangue para o PSA. No dia 22, na Brumau, foram atendidas 70 pessoas, das quais 26 coletaram o sangue para o PSA. A ação faz parte da disciplina Medicina Preventiva, de responsabilidade do Dr. Ricardo Santaella, sob supervisão das enfermeiras Dra. Virtude Maria Soler e Dra. Dircelene Jussara Sperandio.    
Medicina
Publicado em 28/11/2019 por Mauro Assi

PALESTRA SOBRE DIREITO ANIMAL, SAÚDE E MEIO AMBIENTE REUNIU 70 PESSOAS NO ANFITEATRO PADRE ALBINO

           O Grupo de Yoga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP) da UNIFIPA promoveu no dia 20 de novembro, às 19 horas, a palestra sobre Direito animal, Saúde e Meio Ambiente: Expandindo horizontes e Ressignificando Valores e reuniu 70 pessoas no Anfiteatro Padre Albino. Os palestrantes foram os alunos do curso de Medicina/FAMECA da UNIFIPA, João Lucas Fontes, do 3º ano, e Julia Faria, do 5º ano, que também é a facilitadora da prática de Yoga da instituição. A entrada foi gratuita e teve a participação da comunidade local, estudantes, professores e funcionários da UNIFIPA, com apoio do NAP da UNIFIPA, Casa dos Reinos, Companhia Veg de Catanduva e Maria Bonita Agricultura familiar.             Na apresentação foram abordadas as bases do Direito Animal, um pouco da história do movimento vegano, os conceitos de especismo, carnismo e animal senciente, a diferença entre abolicionismo de bem-estarismo, a defesa pelo fim da exploração animal para alimentação, lazer, pesquisas científicas e vestuário. Também foi relacionado com outras causas emancipacionistas, como a luta anti-racismo, o feminismo, a luta LGBTQIA+ e a luta popular, dando ênfase ao racismo estrutural, fazendo jus à importância do Dia Nacional da Consciência Negra, além disso, exploramos os impactos do consumo de produtos de origem animal no meio ambiente e na saúde humana.             “Nossa primeira palestra sobre veganismo contou com a presença de mais de 60 pessoas e foi muito especial! Tivemos como objetivo mostrar como os interesses financeiros distorcem os valores, invisibilizam as vítimas e negam e naturalizam as opressões. Após esse breve e intenso momento de trocas, saímos realizados e esperançosos, acreditando no poder que o acesso à informação tem para conduzir a um despertar individual e coletivo, levando à libertação de todos os seres animais humanos e não-humanos. Agradecemos a todos que nos ajudaram a concretizar esse projeto e aos presentes, ontem, com seus olhos e ouvidos atentos e abertos ao novo”, comemorou a estudante de Medicina Júlia Faria.    
Medicina
Publicado em 22/11/2019 por Mauro Assi

ALUNOS REALIZAM AÇÃO SOBRE O NOVEMBRO AZUL EM SUPERMERCADO

              Os alunos do 1º e 2º anos do curso de Medicina da UNIFIPA realizaram, no dia 12 de novembro, ação preventiva sobre o Novembro Azul no supermercado Proença, em Catanduva. Foram atendidas 80 pessoas que receberam orientações sobre a importância da saúde do homem, prevenção do câncer de próstata, exame de PSA, toque retal e hábitos de vida saudáveis. Além das orientações, os alunos fizeram teste de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, pulso, respiração, temperatura, Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal.             A ação faz parte da disciplina Medicina Preventiva, de responsabilidade do Dr. Ricardo Santaella, sob supervisão das enfermeiras Dra. Virtude Maria Soler e Dra. Dircelene Jussara Sperandio. “O câncer de próstata é muito frequente entre os homens. Exames, alimentação e hábitos de vida saudáveis são as principais formas de prevenção contra esse tipo de câncer e  conscientizar a população é fundamental”, enfatizou a enfermeira Virtude Soler.    
Medicina
Publicado em 20/11/2019 por Mauro Assi

bcurso medicina


Rua dos Estudantes, 225
Cep: 15809-144 - Catanduva / SP
(17) 3311-3328

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA